Uma obra prima
O livro de Trotski é uma obra prima da historiografia e da política. Junto com o Manifesto Comunista de Marx e Engels, e com Estado e a Revolução de Lenin está nas grandes obras da esquerda. O estilo literário de Trotski é fluido, forte, com personalidade, trazendo testemunhos tanto dos que participaram da Revolução de Outubro quanto dos que a idealizaram. É um estudo completo pois mistura a análise historiográfica com o marxismo ao contexto pré revolucionário; a exposição de testemunhos dos participantes da Revolução Russa, tanto os favoráveis ao bolchevismo quanto os seus adversários; além disso, é exposto uma série de trechos do pensamento de Lenin onde mostra Lenin como um internacionalista, e não como aquele pintado pela historiografia stalinista que buscava somente "construir o socialismo em um só país", além de "inimigo de Trotski", lendas essas criadas pela burocracia stalinista. No livro também é exposto a polêmica de Lenin com o Comitê Central Bolchevista, onde o Comitê - encabeçado à época por Stalin, Zinoviev e Kamenev, - possuía posições hesitantes e confusas frente à Insurreição. Polêmica esta subtraída e escondida pela historiografia soviética stalinista - e eu diria até pós Stalin -, querendo demonstrar uma suposta "infalibilidade" entre o Comitê e Lenin, e sua suposta união "monolítica" desde antes da Revolução. É espantoso o poder literário do livro visto ter sido escrito em um contexto de exílio de Trotski e sua família na Turquia. Para toda a pessoa de esquerda e suas vertentes, é indispensável o livro de Trotski.

