Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas183
    • Leitores3342
    • Similares5
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Humanidade - Uma História Otimista Do Homem

    Rutger Bregman

    Crítica
    2021
    464 páginas
    15h 28m
    ISBN-13: 9786555352764
    Português Brasileiro
    4.2
    991 avaliações
    Leram1324Lendo265Querem1694Relendo2Abandonos57Resenhas183
    Favoritos61Desejados1694Avaliaram991

    Se existe uma crença que une a esquerda e a direita, psicólogos e filósofos, pensadores antigos e modernos, é a suposição de que os seres humanos são maus – e ponto final. É uma noção que pode ser vista diariamente nas manchetes dos jornais. De Maquiavel a Hobbes, de Freud a Pinker, essa crença moldou o pensamento ocidental. O ser humano é egoísta por natureza e age, na maioria das vezes, pensando no interesse próprio. Mas... e se isso não for verdade? O best-seller internacional de Rutger Bregman oferece uma nova perspectiva sobre a história da humanidade com o objetivo de provar que estamos “programados” para a bondade, voltados para a cooperação em vez da competição e mais inclinados a confiar em vez de desconfiar uns dos outros. Na verdade, esse instinto tem uma base evolutiva que remonta ao início da história do Homo sapiens. Éramos assim até descobrirmos a agricultura, a propriedade e a competição. Esse é o conceito defendido pelo filósofo Jean Jacques Rousseau, um dos pais do iluminismo. Segundo o francês, o homem nasce livre – é a civilização que lhe coloca correntes... A partir de inúmeras e importantes pesquisas, de uma argumentação revolucionária e convincente e exemplos reais, Bregman nos mostra que acreditar na humanidade, na generosidade e na colaboração entre as pessoas não é uma atitude otimista – é uma postura realista! E tal comportamento tem enormes implicações para a sociedade. Quando pensamos no pior das pessoas, isso traz à tona o que há de pior na política e na economia. Mas, se acreditarmos na bondade e no altruísmo da humanidade, isso formará a base para alcançarmos uma verdadeira mudança na sociedade.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (183)Ver mais
    Bruna Bandeira picture
    Bruna Bandeira25/08/2021Resenhou um livro
    3.5 (Bom)

    Uma história esperançosa do homem

    A primeira coisa que acho importante dizer é que é um livro que vale a pena ser lido. A escrita é fluída e a intenção do autor é das melhores. Porém, como acontece com todo livro que se propõe uma análise de muitos pontos e uma mudança de paradigma muito forte é simplista. Incomoda um pouco a dinâmica que ele usa como fórmula para ir te convencendo do ponto de vista dele a cada capítulo, mas ao mesmo tempo ela atualiza o leitor sobre a atual posição da ciência sobre estudos e pesquisas cujas conclusões viraram e permanecem senso comum apesar de descredibilizadas... O título da resenha remete a uma fala do autor que fez questão de diferenciar esperança, conceito que ele entende levar à ação e o otimismo que ele vê como fator de aceitação das coisas como são. Daí que a nossa tradução do subtítulo não foi muito feliz. De todo modo, leiam, só de ter alguém tentando trazer dados estatísticos e pesquisas científicas para provar que o ser humano tende à bondade já dá um calorzinho no coração.

    58 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 991
    • 5 estrelas34%
    • 4 estrelas44%
    • 3 estrelas20%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas1%
    Rutger Bregman profile picture

    Rutger Bregman

    Renomado historiador holandês. Publicou quatro livros sobre história, filosofia e economia. Com History of Progress, ganhou o prêmio Belgian Liberales de melhor não ficção em 2013. Foi duas vezes indicado para o prestigioso European Press Prize por seus artigos para o The Correspondent e seu trabalho mereceu destaque nos jornais The Washington Post e The Guardian e na BBC. Em 2014, Bregman fez um TED Talk sobre a renda básica universal e suas ideias foram julgadas radicais e inviáveis. Em 2017, seu TED com o tema “Pobreza não é falta de caráter; é falta de dinheiro” teve enorme repercussão. Hoje os dois vídeos somam quase 2,5 milhões de visualizações e a renda básica garantida está sendo levada a sério por economistas e líderes governamentais em todo o mundo. Utopia para realistas tornou-se um best-seller na Holanda e os direitos de publicação já foram vendidos para mais de 20 países.

    25 Livros
    13 Seguidores

    Rutger Bregman