Gostei muito
"Será que todas as pessoas favoráveis a Hitler e ao nazismo eram maléficas, ou insanas?" Coloquei esse questionamento, que inclusive é feito na capa do livro pois achei uma pergunta interessante, levando em conta o quão polêmica pode ser considerada e ao mesmo tempo possibilita abrir uma infinidade de reflexões. Já a princípio, mesmo sendo desnecessáriamente, já prefiro deixar claro que o autor e o livro em momento algum apoiam ou incentivam os pensamentos, modo de agir ou ações desse grupo que trouxe tantos prejuízos para o mundo, tanta dor e sofrimento a inúmeras famílias. Temos aqui uma história fantasticamente bem escrita, interessante, que é perceptível o conhecimento histórico do autor, mesclando situações reais, com as fictícias, acrescentando os seus personagens em situações históricas, que fazem tudo parecer ainda mais real de forma que soa até como se estivesse lendo um relato real, gostei muito disso! Aqui acompanhamos um sniper alemão, chamado Hanns Engels, um homem que vem de uma grande tragédia pessoal, e que se junta ao exército pensando em ajudar o seu país, uma pessoa bem nacionalista, que acredita que assim está sendo de grande ajuda pra população de seu país, e honrando a memória de sua falecida esposa. Porém aos poucos ele vai percebendo situações e atitudes vindas do exército nazistas com as quais não concorda, e começa a ter dúvidas sobre se ele está do lado certo dessa batalha, afinal, ele não consegue diferente de muitos outros, ignorar o absurdo realizado pelos nazistas em desfavor principalmente aos judeus. Não quero falar muito sobre o enredo, pra não quebrar o encanto de quem estiver lendo, mas adianto que é uma história extremamente envolvente, vamos percebendo essas percepções do personagem principal, fica bem claro o seu senso de honra, de justiça e companheirismo. A forma que são retratadas as ações dele durante os combates, a dualidade de seu lado "mais humano" em contraste com o seu lado "treinado" ficou muito bacana de perceber. Os momentos de ação muito bem conduzidos, e principalmente sem tornar maçante, me levando a ficar ainda mais interessado e empolgado justamente nos momentos de combate, pra ver como ele se sairia, suas táticas, etc. (Diferente do que costuma acontecer comigo em filmes, que as partes efetivamente de combate são as que menos me atraem).
