Clássico dos clássicos
Não entendo como essa obra não é discutida nas disciplinas de Teoria e de Segurança no curso de Relações Internacionais. Enquanto seguem Clausewitz, esquecem que o fenômeno da violência está não apenas de e para o Estado, mas na sua essência enquanto entidade política e das relações de poder. Necropolítica é a forma mais cruel e normatizada de determinar pertencimentos - que ao final significa quem vive e quem morre. Infelizmente, uma realidade próxima.
