Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores39
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Um Drama na Roça (Coleção Escritoras do Brasil) -

    Carmen Dolores

    Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal
    2021
    235 páginas
    7h 50m
    ISBN-13: 9786556761244
    Português Brasileiro
    4.3
    11 avaliações
    Leram13Lendo2Querem24Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos2Desejados24Avaliaram11

    Um drama na roça é uma coletânea de 26 contos que Carmen Dolores publicou em 1907. Com um olhar crítico e sagaz, a autora desfia as teias psicológicas e sociais que envolvem personagens do Rio de Janeiro do início do século XX e esmiúça os perfis femininos que pipocavam na belle époque tropical. Carmen Dolores, pseudônimo de Emília Moncorvo Bandeira de Mello (1852-1910), foi escritora, jornalista, dramaturga, conferencista e crítica literária de grande prestígio na virada do século XIX para o XX. A autora utilizou vários pseudônimos literários além de Carmen Dolores, mas foi com esse que obteve popularidade, principalmente pelas crônicas publicadas no jornal O Paiz, em que manteve a coluna A semana por cinco anos, e no Correio da Manhã, no qual veiculava contos e textos diversos. Polêmica, independente e corajosa, defendeu fortemente o direito da mulher à educação, ao trabalho remunerado e ao divórcio. A Coleção Escritoras do Brasil busca divulgar o trabalho intelectual das escritoras brasileiras de escassa ou nenhuma presença nos cânones literários, valorizando, assim, as atividades, a produção e o pensamento da mulher na construção da história do Brasil. Também visa preencher uma enorme lacuna na produção editorial no que se refere à publicação de autoras brasileiras, continuamente esquecidas pela divulgação e estudos literários. Um livro desse título está disponível gratuitamente em formato virtual PDF, em livraria.senado.leg.br/um-drama-na-roca-colecao-escritoras-do-brasil?search=Escritoras%20do%20Brasil&limit=75 .

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    alayne maria picture
    alayne maria28/04/2024Resenhou um livro
    4.5 (Muito bom)

    Um drama na roça retrata a sociedade brasileira do início do século XX sob o olhar de uma mulher crítica muito a frente do seu tempo. Super recomendo 🥰

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 11
    • 5 estrelas36%
    • 4 estrelas36%
    • 3 estrelas27%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Emília Bandeira de Melo profile picture

    Emília Bandeira de Melo

    Carmen Dolores, pseudônimo de Emília Moncorvo Bandeira de Melo, foi uma das escritoras pioneiras na luta pela educação da mulher e por seu valor na vida laboral. Não teve receios naquela época em ser a favor do divórcio. Apesar disso, não se mobilizou em relação ao sufrágio feminino. Sua obra mais famosa é A luta, livro de estética naturalista que foi publicado pela H. Garnier em 1911. Anteriormente fora publicado em folhetim pelo Jornal do Commercio em 1909.

    17 Livros
    1 Seguidor

    Emília Bandeira de Melo