Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores49
    • Similares5
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O réptil melancólico -

    Fábio Horácio Castro

    Editora Record
    2021
    384 páginas
    12h 48m
    ISBN-13: 9786555873436
    Português Brasileiro
    3.5
    11 avaliações
    Leram13Lendo2Querem33Relendo0Abandonos1Resenhas3
    Favoritos0Desejados33Avaliaram11

    Livro vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2021 na categoria Romance. O réptil melancólico, romance de estreia de Fábio Horácio-Castro, conta uma realidade alternativa, em que o estado do Pará permaneceu colônia portuguesa até os anos 1960. Quando a Ditadura Militar, após negociar com Portugal, toma o controle da colônia paraense, alguns personagens são forçados a saírem de Belém e se exilarem em busca de segurança. O livro narra o retorno de Felipe para sua cidade após o longo período de exílio, levado por sua mãe, perseguida e torturada pelo regime militar brasileiro. No seu retorno, Felipe restabelece contato com a família paterna, especialmente com o primo Miguel, que está partindo da cidade. Nesta história de repressão, retorno e fuga, os dois primos vivem exílios opostos. Segundo a poeta e ficcionista Luci Collin, que assina a orelha do livro, "O réptil melancólico nos enseja um mundo de percepções inegavelmente corajosas e necessárias.". Já para o romancista Marcos Peres, que assina a quarta capa, "[A obra] é enorme por transitar entre nichos, por desdenhar dos rótulos. É Literatura, maiúscula, que acolhe e rompe, que blasfema e redime. E, neste pequeno altar, ajoelho-me, catalogo-me na posição de leitor maravilhado".

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (3)Ver mais
    Weslei Salgado picture
    Weslei Salgado30/01/2022Resenhou um livro
    3 (Bom)

    A sinopse me fez querer ler e só.

    Eu ganhei esse livro de aniversário, passei na frente de um número infinito de leituras, queria ter gostado dele mas infelizmente não me pegou. Achei a premissa incrível, com o estado do Pará permanecendo como colônia de Portugal, num realidade alternativa nos idos da ditadura militar. O estilo da escrita é intimista demais, achei que alguns pontos somente faziam sentido para o autor, que provavelmente é natural do Pará, e o mesmo não se deu ao trabalho de expandir a escrita para alguém menos imerso naquela cultura. Vide a história do santuário de Nazaré, mesmo eu sabendo de sua existência , o livro se utiliza dele rasamente em determinado ponto e não se dá a nenhum tipo de explicação para quem não é familiarizado com essa história. O que fez com que eu, como leitor, não tivesse a menor vontade de ir pesquisar ou ler sobre o assunto, o que raramente acontece. Já que o próprio autor não se dispos a gastar nenhuma palavra sobre isso. A impressão final que eu tive é de um livro escrito do autor somente para ele mesmo, e talvez um seleto público específico. Não funcionou para mim. PS : Resenha nº 08 do desafio Skoob 2022.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.5 / 11
    • 5 estrelas27%
    • 4 estrelas18%
    • 3 estrelas18%
    • 2 estrelas27%
    • 1 estrelas9%
    Fábio Fonseca de Castro profile picture

    Fábio Fonseca de Castro

    Fábio Horácio-Castro é meu nome de autor. Sou escritor, jornalista, sociólogo, antropólogo, fenomenólogo, professor, orientador, coletor e distribuidor de histórias e memórias amazônicas. Escrevi o romance “O Réptil Melancólico”, que recebeu o prêmio Sesc de Literatura 2021, e foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do prêmio Oceanos, em 2022. O livro foi publicado pelo Grupo Editorial Record. Como Fábio Fonseca de Castro sou professor da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). Atuo no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) e no Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM). Fui professor visitante no Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge e conferencista da London School of Economics em 2017-18. Tenho um pós-doutorado em Etnometodologia pela Universidade de Montreal (2014) e sou Doutor em Sociologia pela Universidade da Sorbonne (Paris V Descartes) (2004), mestre em Antropologia e Estudo das Sociedades Latino-Americanas pela Universidade de Sorbonne-Nouvelle (2000), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1995) e graduado em Comunicação-Jornalismo pela UFPA (1990). Coordeno o grupo de pesquisa sobre Ontologias do Desenvolvimento, o ONDE e, juntamente com a professora Marina Ramos Neves de Castro, o Grupo de Pesquisa Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas (SISA), ambos vinculados ao CNPq. Fui Secretário de Estado de Comunicação no Governo do Pará e ocupei outros cargos e funções públicas: Secretário de Estado Especial para o Desenvolvimento Social (Governo do Pará), Chefe do Departamento de Comunicação da UFPA, diretor do Museu da Imagem e do Som do Pará, Coordenador da Câmara de Políticas Sócio-Culturais do Governo do Pará, Coordenador da Área de Desenvolvimento Cultural da Fundação Cultural do Pará, Assessor Especial para o Planejamento Político na Casa Civil do Governo do Estado do Pará, delegado pelo Pará à I Conferência Nacional de Comunicação. Atuo no campo de investigação das experiências sociais amazônicas, com interesse nas dinâmicas de intersubjetivação, socialidade, sensibilidade, identidades/identificações e autoreflexividade e com apoio de metodologias compreensivas, fenomenológicas e hermenêuticas. Tenho cerca de 100 artigos publicados em revistas e livros científicos e mais de 400 artigos de opinião publicados em sites, revistas e jornais, além de 4 livros com resultados de pesquisas.

    3 Livros
    0 Seguidor
    Pará , Brasil

    Fábio Fonseca de Castro