Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas4
    • Leitores36
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    História e Desenvolvimento - a contribuição da historiografia para a teoria e prática do desenvolvimento brasileiro

    Caio Prado Júnior

    Boitempo Editorial
    2021
    144 páginas
    4h 48m
    ISBN-13: 9786557171059
    Português Brasileiro
    4.2
    9 avaliações
    Leram13Lendo2Querem20Relendo0Abandonos1Resenhas4
    Favoritos1Desejados20Avaliaram9

    História e desenvolvimento inaugura uma série de publicações do historiador marxista Caio Prado Júnior que a Boitempo publicará ao longo dos próximos anos, sob coordenação de Luiz Bernardo Pericás. Caio Prado escreveu esse texto em formato de tese em 1968, com o objetivo de concorrer à cátedra de história da Universidade de São Paulo e incentivado por Sérgio Buarque de Holanda. Censurado pelo AI-5, o concurso foi cancelado, e a obra se viu publicada apenas quatro anos depois. Com uma maestria que poucos detém, Caio Prado navega com facilidade pelos temas da economia política, entrelaçando-os à história, e contesta, nesta obra, a adequação da política econômica à época para um “real progresso” do Brasil e sua população. Para ele, o desenvolvimento e o crescimento econômicos constituem temas essencialmente históricos que teriam sido monopolizados de modo indevido pela economia. Esta nova edição de História e desenvolvimento conta com a introdução do autor escrita para a edição de 1972 e o consagrado prefácio de Florestan Fernandes para a edição de 1989; além de inéditos texto de orelha do historiador Fernando Novais, quarta capa do cientista político Paulo Sérgio Pinheiro e posfácio da economista Leda Paulani: “Caio Prado foi certamente o primeiro pensador que, embasando a economia política na história, ou a história na economia política, logrou desvendar a força dos impulsos que a sustentam”, aponta Paulani.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (4)Ver mais
    jhagmolina picture
    jhagmolina03/07/2022Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Uma aula sobre a falta de desenvolvimento no Brasil

    Caio Prado Jr traz uma análise de como o Brasil estruturou a sua economia voltada a atender ao mercado externo e sem preocupações com as necessidades básicas de seu povo e de como isso, unido ao escravismo determinou e ainda determina nosso atraso econômico e tecnológico, além de nossa injustiça social terrível.

    8 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 9
    • 5 estrelas44%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas11%
    • 2 estrelas11%
    • 1 estrelas0%
    Caio da Silva Prado Júnior profile picture

    Caio da Silva Prado Júnior

    Foi um historiador, geógrafo, escritor, político e editor brasileiro. As suas obras inauguraram, no país, uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.

    18 Livros
    77 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    Caio da Silva Prado Júnior