Entrar
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O professor é o inimigo: uma análise sobre a perseguição docente no Brasil -

    Pâmela Passos, Amanda Mendonça

    Mórula Editorial
    2021
    51 páginas
    1h 42m
    ISBN-13: 9786586464719
    Português Brasileiro
    3.8
    29 avaliações
    Leram36Lendo2Querem11Relendo0Abandonos1Resenhas6
    Favoritos0Desejados11Avaliaram29

    O Brasil vivencia nos últimos anos uma conjuntura que reúne episódios graves e constantes de ataques aos direitos humanos. Somado a este fator temos a retirada de direitos sociais básicos, como o acesso a alimentação, moradia, saúde, educação e trabalho. Um cenário onde o desmonte do Estado, a desproteção social e a insegurança da população são direcionados para uma suposta ameaça de destruição da família e da ordem moral hegemônica. Para falar sobre a construção deste novo inimigo, Pâmella Passos e Amanda Mendonça recuperam a trajetória de um dos grandes responsáveis por esta invenção: o Movimento Escola sem Partido (MESP). Tal movimento, ao defender uma suposta neutralidade pedagógica, acusa educadores de influenciar seus alunos exercendo sobre eles um poder de persuasão comparado a uma patologia. O MESP passou a reunir uma diversidade de atores, combinando, fundamentalmente, setores da direita intelectual e partidária do país, a cúpula religiosa cristã e setores do empresariado brasileiro — uma atuação combinada de agentes através de uma coalizão conservadora em defesa da "escola neutra". Consolida-se um cenário em que a família está em risco, a educação das crianças corre perigo e o professor é parte importante desta ameaça.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (6)Ver mais
    Reginaldo Aparecido de Freitas picture
    Reginaldo Aparecido de Freitas09/09/2023Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    O PROFESSOR É O INIMIGO!: UMA ANÁLISE SOBRE A PERSEGUIÇÃO DOCENTE NO BRASIL (2023), de Pâmella Passos & Amanda Mendonça. Nos últimos anos, principalmente através da internet e das redes sociais, muitos professores têm sofrido frequentes "linchamentos virtuais" por conta de uma suposta doutrinação ideológica. Nesse tempo também surgiram movimentos como o Escola Sem Partido (MESP), que pregam uma pretensa ideia de "neutralidade" em relação aos projetos pedagógicos e currículos. Em vista disso, denunciam e perseguem docentes e instituições que se posicionam por uma educação mais crítica e reflexiva em relação à sociedade na qual estão inseridos. Ao trabalhar em sala de aula determinados temas, sobretudo, questões como feminismo, sexualidade e racismo, num país ainda marcado fortemente pelo conservadorismo, algumas famílias sentem-se atacadas quando esse tipo de temática é levantada. É uma parcela da sociedade que vê nessas discussões algum tipo de ameaça ao status quo no qual comodamente ocupam lugares de privilégio. Mesmo que o objetivo seja trazer questões contemporâneas, discutindo-as criticamente com os alunos, para que estes possam ter um visão sem preconceitos e autônoma do mundo no qual vivem, esse tipo de atitude por parte de alguns professores acaba sendo taxada como doutrinadora e ideológica. O que os membros do MESP e aqueles que defendem esse tipo de posicionamento do movimento atacam não tem relação com repercutir determinada "ideologia" em sala de aula. Mas de repercutir a ideologia "errada", contrária à defendida por eles. Esta, sim, não deve ter nenhum tipo de contraponto. Não existe neutralidade na educação. Falando francamente, não existe neutralidade em nenhum aspecto da nossa vida. Conviver em sociedade é se orientar por princípios e práticas que carregam determinados valores e ideias. Evitar determinados temas não farão com que eles deixem de existir. Somos cercados diariamente por essas questões, queiramos ou não. Então, não é melhor discuti-las franca e abertamente, sem preconceitos e dogmatismos? Só assim poderemos evoluir como indivíduos e como sociedade.

    5 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.8 / 29
    • 5 estrelas28%
    • 4 estrelas31%
    • 3 estrelas28%
    • 2 estrelas10%
    • 1 estrelas3%
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas6
    • Leitores50
    • Similares0