Penny é uma mulher idosa que vive sozinha após ter perdido o seu parceiro há anos. Sua rotina é simples e sua casa é lotada de recordações - apesar da velhice, todos os dias parecem iguais: ela passa horas refletindo sobre o que não fez, as dores que possui, as noites mal dormidas, a falta de apetite, o tempo que ainda lhe resta... Até começar a ouvir barulhos de vizinhos que ela não tem e se deparar com estranhas movimentações dentro de sua moradia.
Após um acidente, o dono da casa de Penny a leva para uma casa de repouso, alegando que o marido dela já havia deixado tudo preparado para que a amada se mudasse para este lugar quando estivesse em idade avançada, afim de receber os devidos cuidados e aproveitar seus últimos anos.
No início, Penny resiste essa mudança para o local, até interagir com outros três moradores, um adorável cuidador e a responsável pelo espaço. Finalmente parece que ela poderá curtir esse tempo, conversando com seus novos amigos, voltando ao hábito de pintar, retomando seu apetite e ainda dormindo bem depois de anos. Mas Penny sente que há algo errado através de diálogos com os personagens, do ambiente onde está inserida e mesmo em pequenas ações que parecem não se encaixar...
Iain Reid é mestre em criar thrillers psicológicos focados na introspecção de seus protagonistas - e isso não é diferente aqui: vemos tudo o que está ocorrendo do ponto de vista de Penny e sentimos uma crescente agonia e tensão enquanto buscamos fazer com que este sonho febril faça algum sentido e entregue respostas.
No entanto, o autor sempre prefere colocar mais perguntas na mente do leitor e deixar que ele, após acompanhar esta jornada, tire suas próprias conclusões.
Eu adorei esta narrativa, não apenas por termos uma protagonista interessante e não confiável, nem só pelas infindáveis bizarrices que encontramos ao longo da trama - o que eu realmente amei em "Nós Nos Espalhamos" foi a maneira com que Reid trouxe centenas de reflexões acerca de envelhecer, mostrando os aspectos negativos e mesmo positivos da velhice.
O enredo é extremamente instigante e fatalmente o leitor tentará descobrir o que está ocorrendo naquela instituição; porém, mais do que isso, ele acabará sendo confrontado com a realidade que assombra muitos e que, infelizmente, outros nunca terão o privilégio de viver: uma idade avançada, cheia de memórias surpreendentes e terríveis, lotada de dores físicas e psicológicas, em que a maior luta do ser humano é contra o tempo que nunca para...
Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros e no canal do Youtube "Livre em Livros"!