Necropolítica do Capital - Crítica da economia política e seus arroubos parasitários e teológicos no Brasil do século XXI

    Leonardo Ribeiro

    Leonardo Lima Ribeiro
    2017
    143 páginas
    4h 46m
    ISBN-10: B075FLVRCB
    Português Brasileiro

    O presente escrito se constitui sob o horizonte de uma reflexão histórico-crítica, tematizando elementos complexos inter-relacionados para se avaliar criticamente o Brasil contemporâneo e sua economia-política, nos marcos da punição da pobreza como sintoma da fascistização burguesa em um Estado Neoliberal. A partir desses elementos objetiva-se dar de conta do seguinte problema: há uma cadeia de sintomas históricos inter-relacionáveis que, por estar espalhada no conjunto espaço-temporal do tecido social brasileiro, pode nos ajudar a diagnosticar um projeto de país, imanente a um estado de exceção necrocapitalista e neoliberofascista? A partir dos dados nacionais mais recentes relativamente à postura da polícia militar perante os negros pobres (encarceramento; homicídios) e outros párias da sociedade, são atestados complexos indícios conjunturais os quais evidenciam que o Estado brasileiro e o capital neoliberal a ele inerente estão engendrando tarefa amparada pelos setores ou organizações mais reacionários da sociedade: a de implantar no Brasil um ciclo histórico necrocapitalista e neoliberofascista.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Danilo Andrade picture
    Danilo Andrade30/05/2020Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Análise multidimensional necessária aos dias atuais

    Em meio à conjuntura da economia política vigente e sua capilaridade nos mais diversos âmbitos da vida social, este livro faz-se necessário. Digamos que trata se de uma tomada de fôlego “crítica-reflexiva” diante das ruminações narcísicas inerentes à desumanização e fetichização existencial das instituições públicas. A realidade abordada vai de encontro com as ações policiais em zonas sociais periféricas, estruturadas numa necropolítica corporificada na militarização da segurança pública, sob pretextos combativos escusos... Emergido ao consciente de um reacionarismo eugenista que traz à tona discursos fascistas, em conformidade com a visão distorcida de um passado glorioso, vivenciado somente por seus articuladores políticos. "Em espaços de não mercado os indivíduos, sob a égide da racionalidade neoliberal, refletem e dão vazão às condutas imanentes ao mercado e ao capital, compreendido aqui também como racionalidade própria de uma democracia concorrencial intersubjetiva". (Pág. 17).

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 2
    • 5 estrelas50%
    • 4 estrelas0%
    • 3 estrelas50%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%