Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas13
    • Leitores406
    • Similares7
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    As convidadas -

    Silvina Ocampo

    Companhia das Letras
    2022
    264 páginas
    8h 48m
    ISBN-13: 9786559212057
    Português Brasileiro
    3.7
    95 avaliações
    Leram121Lendo13Querem266Relendo0Abandonos6Resenhas13
    Favoritos6Desejados266Avaliaram95

    Segundo livro da autora argentina publicado no Brasil, As convidadas reúne 44 contos breves em que fantasmas emergem de fotos, crianças surdas-mudas criam asas e o absurdo irrompe de fatos e objetos cotidianos para destroçar a monotonia das relações familiares. Uma das escritoras fundamentais do século XX, Silvina Ocampo vem sendo revalorizada com entusiasmo nos últimos anos. Seu nome é cada vez mais citado como referência por uma nova geração de autoras que tem alcançado protagonismo nas letras latino-americanas, e sua obra começa a sair da sombra de figuras como Adolfo Bioy Casares e Jorge Luis Borges, que faziam parte de seu grupo literário em Buenos Aires. As convidadas, lançado originalmente em 1961, é considerado emblemático em sua maturidade estilística. As obsessões da escritora, como as crianças que agem de maneira enigmática e muitas vezes parecem mimetizar os adultos, retornam já no primeiro conto, Assim eram seus rostos, até atingirem uma apoteose no texto que dá título ao livro. Nele, um garoto enfermo é deixado a sós com a empregada em seu aniversário de seis anos, quando recebe como convidadas meninas estranhíssimas, vindas sabe-se lá de onde. O desfecho é uma síntese do humor absurdo presente na prosa de Silvina, sempre atravessada por elementos insólitos e perturbadores. "Em seus contos, o mundo trivial permanece reconhecível, ainda que estranho e transfigurado: de repente, ele se abre e é outro, mas a passagem da fronteira é completamente imperceptível." – Alejandra Pizarnik "Poucos escritores têm um olhar para os pequenos horrores da vida cotidiana; um número ainda menor de autores enxerga o maravilhoso do dia a dia. Não consigo pensar em ninguém, além de Silvina Ocampo, que registrou ambos com um humor tão sábio e elegante." – Alberto Manguel

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (7)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (13)Ver mais
    Ju Leyva picture
    Ju Leyva27/01/2024Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Contos cotidianos, fantásticos e de horror - vale a pena

    Vários contos curtos, que envolvem o cotidiano, o fantástico e o horror. Gostei bastante de O leito, do casal que se amava, tinha ciúmes e queimava. Também gostei de A Escada, que fala dos degraus e de momentos da vida. As crianças em Visões, que ganham asas, talvez seja o melhor conto de todo o livro. As convidadas, que dá título ao livro, é bem escrito, causa estranhamento, mas o final deixou a desejar pela falta de impacto, a meu ver. Pecado mortal me causou muito desconforto. Foi uma boa experiência.

    25 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.7 / 95
    • 5 estrelas16%
    • 4 estrelas43%
    • 3 estrelas29%
    • 2 estrelas7%
    • 1 estrelas4%
    Silvina Ocampo profile picture

    Silvina Ocampo

    Silvina Inocencia Ocampo foi uma escritora, contista e poetisa argentina. Seu primeiro livro foi "Viaje olvidado" (1937) e o último foi "Las repeticiones" (que foi publicado postumamente em 2006). Antes de ser famosa como escritora ela tinha se formado como artista plástica em Paris, em 1920.

    33 Livros
    23 Seguidores

    Silvina Ocampo