O livro tem início com uma criança ainda tão pequena, que já sente que precisa fazer algo para ajudar os ursos que ela assiste pela televisão em um documentário, ainda tão inocente quanto as reais causas do sofrimento desses animais, mas que acredita poder fazer a diferença de alguma forma.
Em seguida somos levados a vivenciar esse sofrimento diretamente pelo olhar da ursa Poral que enfrenta as dificuldades causadas pelo aquecimento global e suas repercussões na vida no Ártico, ela se prepara para parir seu filhote que por tanto tempo relutou em ter principalmente por saber quão difícil seria a vida deste para conseguir se alimentar e sobreviver nessa nova realidade.
Sem conseguir se alimentar da forma que precisava, ela busca por um local seguro para parir e é surpreendida pelo nascimento não de um, mas de dois filhotes, a fêmea Loarp, inteligente, esperta e atenta, e o macho Ploar, comilão e mais lento no seu desenvolvimento.
Os meses vão passando e torna-se cada vez mais difícil para Poral ser a fonte de alimento dos ursinhos, mesmo sabendo que eles são muito pequenos, eles saem em busca de alimento e na tentativa de ensinar-lhes como deverão caçar a partir de então.
No entanto, com as buscas por comida cada vez mais difíceis e a crescente preocupação com os predadores maiores e mais fortes, a ursa se vê cada vez mais fraca e acaba morrendo por inanição sem antes conseguir ensinar tudo o que precisava para seus pequenos.
Loarp e Ploar precisam aprender a sobreviver através de seus instintos, mas como ainda são muito jovens acabam na mira de um urso mais velho que devido a escassez de alimentos se viu impelido a se alimentar de sua própria espécie.
Ferida, Loarp usa suas últimas forças na esperança de proporcionar a seu irmãozinho a oportunidade de viver e por sorte ou força do destino ele encontra a ajuda de uma fonte inesperada e tem a oportunidade de se tornar inspiração para mais ajuda e visibilidade chegar até esses animais que sofrem com as ações impensadas de destruição do meio ambiente.
***********************
Um livro super curtinho que proporciona uma série de emoções e reflexões, um tema tão importante e atual escrito de maneira tão sensível e envolvente.
Foi como sentir na pele as dificuldades pelas quais os ursos estavam passando, é possível até sentir empatia pelo "vilão" que só se tornou o predador de sua própria espécie na busca de manter sua própria vida.
Enfim, uma leitura rápida, fluída e muito surpreendente.