Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores16
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A corrupção da inteligência

    Flávio Gordon

    Editora Record
    2017
    528 páginas
    17h 36m
    ISBN-13: 9788501112002
    Português Brasileiro
    4.5
    5 avaliações
    Leram5Lendo4Querem7Relendo0Abandonos0Resenhas2
    Favoritos0Desejados7Avaliaram5

    Livro que se propõe a explicar a atual crise brasileira. Na última década, os brasileiros se viram submetidos a um processo de corrupção sem precedentes. Entre mensalões e petrolões, a nação viu corruptos e corruptores descreverem esquemas que possibilitaram o desvio de bilhões dos cofres públicos e a transformação do Estado em instrumento útil aos interesses mais sórdidos. O Brasil que o PT criou é perigoso, feio, miserável e insustentável. Mas o que tornou isso possível? O que levou figuras como Lula e Dilma Rousseff ao poder? O que entorpeceu a alma da sociedade brasileira para que ela se permitisse representar por tais líderes? Quais são as raízes da crise que aflige a nação? E qual foi o papel dos intelectuais brasileiros? Estas são algumas das perguntas que o antropólogo e analista político Flávio Gordon tenta responder nesta investigação.

    Resenhas (2)Ver mais
    Jair Junior picture
    Jair Junior26/12/2024Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Até Valesca Popozuda é filósofa, já Olavo de Carvalho...

    Já tive contato com a escrita do autor em seu Mínimo sobre Gnosticismo, e neste aqui ele não decepciona, tanto que entra pro rol das minhas melhores leituras do ano. Apesar de o livro ser de 2017 todo o conteúdo é muito atual. A única ressalva é que à época da escrita desse, Dilma tinha caído, e tanto Lula quanto o PT estavam completamente queimados politicamente. Mal poderia imaginar Flávio Gordon o quanto o livro dele explicaria 2024 e o quase profético resultado engendrado do neomarxismo gramsciano-frankfurtiano alertado no axioma de Richard M. Weaver. O autor te pega pelas mãos e te leva a um passeio ao passado na década de 60, e com referências abundantes, revela muitas informações que nossos historiadores esquerdistas "esqueceram" de mencionar. Derruba muitas narrativas que só cola na memória histórica seletiva de nossos intelectuais. Depois, o autor te leva para passear nos campi universitários atuais, citando muitos casos famosos e matérias jornalísticas e é aí que você percebe que o buraco é mais embaixo e que a "sovietização da vida intelectual/academia" cunhado por Roger Kimball segue firme. Depois desse livro você entende porque de esquerdista e comuna todo brasileiro tem um pouco (ou muito).

    4 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.5 / 5
    • 5 estrelas80%
    • 4 estrelas20%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Flávio Gordon profile picture

    Flávio Gordon

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado por esta mesma instituição (2011). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Ciência, da Política e da Religião e Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Em antropologia da religião e da ciência: neo-ateísmo, secularização, biotecnologia, bioética. Em etnologia indígena: parentesco, xamanismo, mitologia. É colunista da revista Vila Nova (http://revistavilanova.com/) para as áreas de política, cultura e educação. Realiza trabalhos de tradução para as editoras Record e Vozes.

    8 Livros
    13 Seguidores

    Flávio Gordon