“Do I know you?” já é um dos melhores romances que li esse ano. Ele conta a história de Graham e Eliza, que estão completando 5 anos de casados em meio a uma crise: eles sentem que não se conhecem mais. Quando os pais de Graham dão uma viagem de presente para eles, o casal embarca se estranhando, mas querendo muito consertar as coisas. Chegando no hotel, um desconhecido os apresenta como se fossem estranhos um ao outro, e Graham e Eliza decidem embarcar nessa “brincadeira”, fingindo que não se conhecem, pra ver se namorar de novo os faz reencontrar o que perderam no casamento.
Esse livro foi uma montanha-russa de emoções. Apesar de pensar que essa história de fingir não se conhecerem não daria muito certo numa crise real entre um casal, amei essa dinâmica na história. As conversas entre Eliza e Graham eram muito divertidas de assistir, e muitas vezes eles aproveitaram a oportunidade pra se abrir de fato um com o outro, compartilhando partes de si que estavam escondendo por algum motivo.
O mais interessante dessa história é que quase desde o começo tanto Eliza quanto Graham já tinham noção de onde estavam errando na relação e no que precisavam melhorar. A falha de comunicação estava sendo causada por ambos, mas de uma forma diferente em cada um. A viagem só trouxe a oportunidade de olhar o problema de fora e perceber que sim, valia a pena continuar trabalhando naquele amor e ser vulnerável com o outro. Foi um desenvolvimento diferente do que costumo ver em romances, mas eu amei demais entrar nas complexidades emocionais dessa história.
Chorei mais de uma vez, mas especialmente no final quando a Eliza se abre com a mãe do Graham. Essa conversa delas me tocou muito. A cena da reconciliação no final do livro também é bem bonita, e um desfecho incrível para a história.
Eu sempre penso muito sobre o que acontece depois do “felizes para sempre” porque a vida nunca é tão simples quanto vemos nos epílogos por aí. Em Do I Know You? Emily e Austin conseguiram mostrar de uma forma linda como um casal que quer continuar junto apesar das adversidades pode enfrentá-las.
Certamente essa história vai ficar comigo por muito, muito tempo, e será revisitada por mim no futuro. Dizer que recomendo é pouco. 🫶🏻💙