Viúva de Ferro (Viúva de Ferro #1) -

    Xiran Jay Zhao

    Intrínseca
    2022
    443 páginas
    14h 46m
    ISBN-10: B09NZ6T8XY
    Português Brasileiro

    Num futuro distópico e ameaçador, uma jovem vai desafiar as regras do sistema patriarcal... As fronteiras de Huaxia são defendidas por máquinas de guerra gigantescas movidas pela energia vital de um piloto e da sua concubina. Os combates são violentos e, se os homens sobrevivem, as mulheres são quase sempre sacrificadas. Apesar de saber o futuro trágico que a espera, Zetian alista-se no exército com apenas um objetivo: a vingança. Graças à sua força psíquica excecional, Zetian sai vitoriosa do confronto e torna-se na Viúva de Ferro, juntando-se à elite de pilotos e fazendo par com Li Shimin, o piloto mais perigoso e controverso de Huaxia. Agora que sabe do que é capaz, Zetian vai utilizar todas as armas para permanecer viva e lutar contra o sistema patriarcal que governa a sociedade e que despreza a vida das mulheres...

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (5)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (1952)Ver mais
    Leticia B picture
    Leticia B22/03/2022Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Sociedade machista, ficção científica e cultura chinesa

    Nada me preparou para o que “viúva de ferro” me entregou! E digo isso como uma surpresa MUITO BOA! Começando pela protagonista: ao contrário de alguns, eu AMEI a Zetian! A força dela. A forma como ela é movida por vingança pela irmã e depois vingança contra todo o sistema machista que ela odeia. Nada entra no caminho dela! NADA! Zetian chega a quase não ter moral ou limites, aniquilando até mesmo pessoas próximas se for necessário. E eu amo isso! To cansada já de protagonistas bonzinhos que cedem de última hora pelo bem maior. A Zetian não! Ela é quase uma anti-heroína, e ela não espera redenção nenhuma. O mundo que lide com o poder dela 🔥 Sobre amor: esse livro tem sim doses de romance. Temos um TRISAL! Sim! É a primeira vez que leio um livro com trisal e eu amei. Infelizmente não vemos tanto deles, mas não me incomodou. Gostei de todas as cenas dos 3 juntos e entendi que o foco era desenvolver a Zetian e revelar segredos do mundo que ela vive. Mostrar o começo da revolução dela. E gosto como a Zetian não acha que a força dela vem desse amor, e sim dela mesma. Ela os ama, mas não se torna fraca por causa disso. Pelo contrário. Ela sabe que é mais forte que eles. Shimin e Yizhi, vocês tem meu coração 😭e eu gostei do desenvolvimento dos personagens. Foi o melhor que já li? Não. Mas vamos ver a continuação. Esse é um livro de estréia de Xiran. O importante é que eu consegui criar carinho e afinidade por eles, mas acho que não chorei pq senti falta de mais profundidade do trio principal. Sobre a narrativa: amei! Achei leve e fluída. Devorei o livro. Mas não posso deixar de apontar: achei bem confuso o sistema de qi e crisálidas deles. Tem os 5 “elementos”, e ai cada armadura tem o seu, e cada piloto pode ter o central e um secundário, e ai a combinação de cada qi/elemento forma coisas diferentes. Fiquei assim 🤡 com cara de palhaça lendo pq é uma construção de mundo MUITO diferente de td que já vi. E não sei se eu sou burra ou se a explicação ficou rasa, mas eu vou ser bem sincera que eu ignorei total isso. Parei de tentar entender o qi deles e foquei no enredo principal do livro: a vingança da Zetian. Sobre o final: Pra mim ENTREGOU TUDO! 🔥 não imaginei aquilo NEM POR UM SEGUNDO! Fiquei chocada com o quão longe ela chegou e oq ela descobriu! Eu PRECISO da continuação! E como ponto extra muito importante: é tão bom ler uma distopia com representatividade! Temos a cultura chinesa presente em todas as páginas, e uma protagonista PcD. Foi bem difícil ler as cenas em que ela é mutilada em prol de uma feminilidade que ela odeia. Esse livro tem muitos gatilhos! Mas a forma como gênero é questionado o tempo todo aqui pela Zetian, em todo o esquema de pilotos yin yang, eu nunca vi nada parecido numa distopia! Pq, de fato, nossa sociedade é construída em cima de gênero e mtos nem sequer questionam os problemas nisso. Mas essa distopia escancara isso, e acho que o fato de ê escritore ser uma pessoa não-binária é o que torna tão bem construído! Enfim: mesmo com os “defeitos” que me impossibilitaram de entender 100% o mundo e oq tava acontecendo, eu AMEI o livro e vou dar 5 estrelas pela ousadia de quebrar alguns padrões que vemos em distopias e que fazem td parecer mais do mesmo. Virou um fav! 🥰

    401 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 6708
    • 5 estrelas35%
    • 4 estrelas36%
    • 3 estrelas21%
    • 2 estrelas6%
    • 1 estrelas1%