Introdução: E seguindo meus estudos sobre idade média, a leitura sobre a igreja medieval se tornou necessária para eu compreender a intensidade que foi a idade média e como se têm preconceito sobre essa era.
A igreja pode ser interpretada de duas formas: como uma instituição poderosa capaz de proteger o tecido social e como uma ameaça a democracia. E também, claro, a visão estereotipada que o autor tenta desfazer na escrita de seu livro.
O autor faz escolhas e traça uma cronologia onde a idade média surge com o reinado carolíngio. E também, há um recorte espacial, focado no ocidente.
Em 751, o império romano ocidental se esgotou!. Constantinopla torna-se uma força distante e marginal das terras ocidentais. Com isso, a igreja ocidental precisaria de proteção. Nesse mesmo período, os muçulmanos sitiam Constantinopla.
A igreja se fortalece com o reinado de Pepino, o Breve que deu um golpe e assume o poder. Cujo poder teve influência do papado.
Sob Carlos Magno, o reino franco foi mantido em constante expansão dominando a cena política por décadas. O modelo dessa dinastia foi baseada numa dependência mútua entre a igreja e a coroa.
Em 843, houve uma longa e sanguinolenta guerra civil. O império de Carlos Magno foi dividido entre seus três netos, que permitiu a ascenção da aristocracia. Por 40 anos o acidente não teve um imperador até a ascenção da dinastia Otoniana que se projetou como defensor da cristandade.
Consideração sobre a ascenção do papado: A cúria Romana era povoada por filhos, sobrinhos e afilhados dos clãs romanos que exploravam boa parte das terras que eram do papa. Depois de uma revolta popular que acusava o papado de corrupção,três pontifíces se revezavam no governo papal. Porém, um rei germânico, depôs os três e elegeu um papa germânico.
Com a reforma gregoriana, algumas coisas mudaram. Houve uma campanha contra a simonia, um maior celibato e a proibição de investidura laica. Em 1102, foi proibido que laicos tivessem função eclesiástica e que homens do clero fizessem juramento a laicos.
Até que entre Henrique e o papa Calisto II fizeram um acordo, o imperador desistiria da realização de investidura. E começa um controle mais eficiente sobre o patrimônio da igreja. E claro, a igreja não falhou em legitimar monarcas, mas sim, buscou jogar um monarca contra outro.
Em 1295, o papa Bonifácio fez queixas a respeito da taxação levada a cargo pelo monarca. É assim, foi autorizado a excomunhao de taxar o clero sem a permissão papal.
Com a morte de Gregório XI foi sucedida por vários impasses. Por causa de pressão popular foi eleito dois papas. O primeiro conclave elegeu Urbano VI que tentou fazer uma grande reforma e nisso, foi eleito Clemente. Os papas se excomugaram mutualmente. Por causa desse impasse, um terceiro papa foi eleito. Sim, os três papas coexistiriam.
Sobre a paz de Deus: A paz de Deus foi um conjunto de medidas protetoras aos cristãos. E também, a certos locais ditos como sagrado A pena era a excomunhao, multas e castigos corporais. A paz consistia em não matar um cristão (a não ser, caso a vítima tenha cometido um crime).
Depois, a paz virou a trégua de Deus, que consistia entre a nona hora do sábado e a primeira hora da segunda-feira.
Em relação as cruzadas: O início foi unicamente para conversão pessoal nos conflitos territoriais. Para isso, a paz de Deus, autorizava o uso da violência.
A primeira cruzada, foi para restaurar o domínio bizantino da Anatolia. A segunda, direcionada a Damasco. A terceira, o rei inglês se envolveu.
No século XI, emergiu a ideia que os hereges eram iletrados e portando, fáceis de manipular. Nisso, haviam pregadores itinerantes que pregavam contra o casamento que envolvia dinheiro, condenavam o dote, e o poder clerical no enlace matrimônial e também,que não podiam ministrar a eucaristia. Além disso, eram contra o batismo de crianças, e que padres não podiam interceder pelos mortos.
Os cátaros, afirmam descender diretamente do tempo dos mártires. Eles rejeitavam o velho testamento e o batismo pela água. Negava a encarnação de Jesus e não comiam nenhum alimento oriundo de cópula sexual. Já os Valdenses, criam num Cristo vivo por meio da imitação da pobreza e da administração dos sacramentos.
Sobre a arte: Durante os primeiros séculos, havia uma rejeição ao uso de religioso de pinturas, o que achei impressionante. Roma chegou a proibir pois corrompia a fé e blasfemava Cristo.
Durante o século X, a morte de Carlos selou o fim do império carolingio. Em poucas décadas a fragmentação política e jurídica se impôs. Ou seja, não se tinha uma ordem pública, e com isso, sem um estado centralizado os clérigos ficaram nas mãos dos senhores feudais. Com a deposição de Carlos, Oto assume. A corte Otonida era itinerante não estabelecendo uma sede para o governo. Foi também neste período, que começa o grande cisma do oriente que dividiu a igreja em católica e ortodoxa. O bispo da Bulgária, enviou diferentes cartas aos latinos alertando sobre os erros e como corrigi-los, e com isso, o papa latino excomungou o papa ortodoxo e vice e versa.
E o autor finaliza falando sobre a criação das universidades e que os estudantes laicos eram protegidos pelos imperadores prerrogativas de julgamento isenção de taxas etc