Livro do historiador Afonso d'Escragnolle Taunay, constitui uma resenha biográfica dos membros da Câmara Alta Imperial, acompanhada dos processos eleitorais vigentes àquela época.
Livro do historiador Afonso d'Escragnolle Taunay, constitui uma resenha biográfica dos membros da Câmara Alta Imperial, acompanhada dos processos eleitorais vigentes àquela época.

Segundo ocupante da Cadeira 1, eleito em 7 de novembro de 1929, na sucessão de Luís Murat e recebido em 6 de maio de 1930 pelo Acadêmico Roquette-Pinto. Recebeu os Acadêmicos Oliveira Viana e Rodolfo Garcia. Afonso d'Escragnolle Taunay, professor, historiador, tradutor, lexicógrafo, nasceu em Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, Santa Catarina, em 11 de julho de 1876, e faleceu, em São Paulo, em 20 de março de 1958. Era filho de Alfredo d'Escragnolle Taunay, patrono da Cadeira 13, e Cristina Teixeira Leite Taunay, visconde e viscondessa de Taunay. Cursou a Escola Politécnica do Rio de Janeiro, onde se formou em Engenharia Civil em 1900. Foi professor substituto da Escola Politécnica de São Paulo (1904) e professor catedrático na mesma Escola (1910). Exerceu inúmeros cargos: diretor do Museu Paulista a partir de 1917; diretor dos Museus do Estado de São Paulo desde 1923; encarregado do Governo Federal para reorganizar, em comissão, a Biblioteca e o Arquivo do Ministério das Relações Exteriores (1930); professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da Universidade de São Paulo (1934-1937). Em dezembro de 1945 foi aposentado por decreto especial em que foi distinguido com o título de Servidor Emérito do Estado de São Paulo. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto Histórico de São Paulo, da Academia Paulista de Letras, da Academia Portuguesa de História e sócio correspondente de Institutos Históricos estaduais. Dedicando-se aos estudos historiográficos, Afonso Taunay especializou-se como o grande mestre do bandeirismo paulista, do período colonial brasileiro e da literatura, da ciência e da arte no Brasil,tendo também escrito uma monumental “História do Café”. Foi também um lexicógrafo de reconhecido mérito, especializado sobretudo na terminologia científica. Sua vasta cultura permitiu-lhe preparar reedições comentadas de autores históricos.