Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores108
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Marxismo e Direito - Um estudo sobre Pachukanis

    Marcio Bilharinho Naves

    Boitempo
    2000
    184 páginas
    6h 8m
    ISBN-10: 8585934638
    Português Brasileiro
    3.9
    17 avaliações
    Leram32Lendo2Querem73Relendo0Abandonos1Resenhas2
    Favoritos5Desejados73Avaliaram17

    Em Marxismo e direito: um estudo sobre Pachukanis, Márcio Bilharinho Naves faz uma análise das questões levantadas pelo importante jurista soviético Evgeni Pachukanis (1891-1937). Em um texto claro e revelador, situa as ideias do jurista no interior do debate teórico e político no período que vai de 1920 ao final dos anos 1930, na União Soviética.Pachukanis foi a grande expressão no campo do direito soviético. Nos anos 1920, já revelava o estreito vínculo entre a forma mercantil e a forma jurídica, afirmando a natureza irremediavelmente burguesa do direito. Bloqueando todas as vias de acesso ao reformismo jurídico, Pachukanis sustenta a impossibilidade teórica de um direito 'socialista' e recupera, desse modo, toda a radicalidade da crítica empreendida por Marx em O capital.Marxismo e direito: um estudo sobre Pachukanis apresenta um conteúdo de grande interesse para filósofos, sociólogos, juristas e economistas, bem como para todos os interessados num estudo sério e cientificamente qualificado da filosofia marxista do direito.O trabalho de Márcio Bilharinho Naves é uma valiosa oportunidade de travar contato com um período de grande efervescência da história jurídica da União Soviética, ainda pouco conhecida do leitor brasileiro. Ademais, retornar a Pachukanis contribui para a tarefa de refletir sobre as possibilidades de resistência às formas de dominação impostas pelas instituições jurídicas.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (2)Ver mais
    Kauan Ferreira picture
    Kauan Ferreira13/04/2026Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    A primeira obra da recepção de Pachukanis no Brasil, e explica com clareza seus principais fundamentos, criticando a análise superficial de críticos ao autor soviético que reduziam sua teoria ao economicismo. Também há o aprofundamento em questões que não foram tão bem trabalhadas por Pachukanis em sua principal obra, como o caso do direito no socialismo.

    3 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 17
    • 5 estrelas47%
    • 4 estrelas29%
    • 3 estrelas12%
    • 2 estrelas12%
    • 1 estrelas0%
    Marcio Bilharinho Naves profile picture

    Marcio Bilharinho Naves

    Bacharel em direito pela Universidade de São Paulo, doutorou-se em filosofia na Universidade Estadual de Campinas, livre-docente pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH - Unicamp. É professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. É um dos maiores estudiosos da América Latina acerca das relações entre o marxismo e o direito, destacando-se pelo rigoroso estudo da obra do jurista soviético Evgeni Pachukanis.

    7 Livros
    3 Seguidores

    Marcio Bilharinho Naves