Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores44
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    O Título da Letra - Uma leitura de Lacan

    Jean-Luc Nancy

    Escuta
    1991
    156 páginas
    5h 12m
    ISBN-10: 8571371468
    Português Brasileiro
    7
    3 avaliações
    Leram7Lendo3Querem34Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos1Desejados34Avaliaram3

    O título da letra é um livro importante sob múltiplos aspectos. Primeiro porque versa sobre a teoria do significante em Lacan, de maneira muito precisa. Segundo, porque sua publicação é bastante oportuna nesse momento do movimento psicanalítico no Brasil. Este texto vem propiciar uma ordenação teórica considerável sobre o específico do significante e sua função científica na teoria e clínica da psicanálise

    Resenhas (1)Ver mais
    Paulo Silas Taporosky Filho picture
    Paulo Silas Taporosky Filho21/06/2020Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Conforme enuncia o subtítulo, "O Título da Letra" é uma leitura de Lacan feita pelos autores. Versando sobre a teoria do significante em Lacan, a obra apresenta um convidativo apanhado teórico, de modo estruturado e organizado, acerca da função científica do significante tanto para a teoria quanto para a clínica da psicanálise. Como faz constar Durval Checchinato na apresentação do livro, "Lacan institui o signo como algoritmo da linguística e o significante como algoritmo da psicanálise", de modo que a partir de um texto de Lacan, onde o conhecimento no âmbito dessa (aqui assim considerada) ciência se funda a partir do significante, Jean-Luc Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe propõem uma leitura disso que institui a psicanálise como ciência num sentido próprio (do inconsciente). De maneira bastante ordenada, os autores dividem o livro de forma a conduzir todo o complexo raciocínio que leva à leitura do texto lacaniano. Conforme explicam logo no início do livro, não há nada na abordagem que ultrapasse o "exercício de deciframento de um texto de Lacan", pelo que o texto "não é visto nem interrogado fora dos limites da situação que lhe é própria: na cronologia das obras de Lacan a princípio". Assim, o livro é dividido em duas partes, antecedidas de de explicações situacionais acerca da proposta empregada ("posicionamento" e "giro de leitura"): na primeira se discorre sobre a lógica do significante, abordando a ciência da letra, a noção do algoritmo e a operação, a árvore do significante e a significância; já na segunda, a estratégia do significante é que é articulada, definindo-se a estratégia e evidenciando questões como o sistema e a combinação e verdade "homologada". Originado a partir de um trabalho proposto no "Grupo de pesquisas sobre as teorias do signo e do texto da Universidade de Ciências Humanas de Strasbourg" em 1972, o livro ganhou tal forma dado o volume que acabou tendo. Nas palavras dos autores, "ler Lacan é, sem dúvida, ler esse discurso mediante o qual viu-se (afinal) colocada a questão de uma verdadeira relação da psicanálise com a ordem "teórica" em geral". E é justamente o apontamento nesse sentido que o livro se propõe a fazer e faz - sem deixar de lado toda a complexidade inerente do texto lacaniano. A letra e sua relação com o significante - e toda a estrutura nisso envolta: é disso que trata o livro.

    1 curtida

    Estatísticas

    Avaliações

    7 / 3
    • 5 estrelas67%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Jean-Luc Nancy profile picture

    Jean-Luc Nancy

    A obra de Nancy é marcada pelo grande tamanho de publicações e pela heterogeneidade de temas. Datam da década de 60 o início de suas reflexões, que atravessam desde a leitura de filósofos clássicos (Descartes, Kant, Hegel), ao envolvimento com figuras essenciais para a filosofia francesa do século XX (Nietzsche, Heidegger, Bataille, Merleau-Ponty, Derrida, etc.), assim como, reflexões sobre arte e literatura. É conhecido principalmente, por ter contribuído para o debate acerca da comunidade e da natureza do político. Nancy é professor emérito da Universidade de Estrasburgo.

    13 Livros
    1 Seguidor

    Jean-Luc Nancy