<p align="justify"> <i>Na Sombra de 1984</i> é uma obra à parte de Orwell, saindo do tema central da sua carreira: a política, esse romance analisa a vida de uma pessoa que viveu no período das guerras (Primeira e Segunda Guerra Mundial), o medo que está no ar, todos os tipos de comentários são relacionados sobre a guerra, no qual, o protagonista George Bowliwg tenta fugir desse ar pesado e áspero de guerra - no caso a Segunda Guerra Mundial que está por vir - voltando a sua cidade natal para relembrar da infância e juventude. Porém na juventude a guerra também esteve presente em sua vida, - Primeira Guerra Mundial na qual até chegou a se alistar e combater. Em resumo, tenta desesperadamente encontrar <i>Um pouco de ar, por favor!</i>
A partir daqui, contém <b>spoiler.</b>
Este livro me fez lembrar de <i>Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida</i> pois como o personagem Leonardo, George Bowliwg tem uma infância de muita peraltice. Cita também sobre as duas coisas que mais gostava: em primeiro lugar a pesca; em segundo a leitura. Gosta ainda, porém, sem muito tempo para a pescaria, que não faz desde os 16 anos.
Quando esteve na guerra (1914 - 1918), foi ferido e transferido para um local isolado com um cargo fictício, o que levou a matar o tédio, com a leitura. Com contatos adquiridos na guerra, após seu termino, conseguiu um emprego de vendedor de seguros. Com a morte dos pais durante a guerra, e com o dinheiro que acumulou em serviço, já que onde trabalhava não tinha muito onde gastar, conseguiu economizar uma quantia boa, o que garantiu a sobrevivência, na crise de empregos no pós-guerra.
Casa tempos depois com Hilda, e tem dois filhos. Hilda vem de uma família de classe média arruinada, e por isso desde criança passa por privação, por fim, após adulta continua com o sentimento de <i>economizar e fazer as coisas durarem</i>, não gosta de nada supérfluo e se preocupa demais, mesmo depois de estarem em uma situação economicamente boa, não deixa George gastar dinheiro com praticamente nada, e sempre o atormenta com contas e dívidas. Nesse ínterim, Hilda conhece duas amigas com a mesma mentalidade: Sra. Wheeler e Sra. Minns. Estas, sempre procuram programas para saírem, porém, a condição é ser gratuito, e gastar o mínimo possível.
George que desde os primeiros anos, arrepende-se de casar, começa a trair a mulher, sempre que tem a oportunidade, contudo, com o tempo passando, ele começa a ficar velho e engordar, não conseguindo mais nada com outras, transformando-se em <i>marido fiel.</i> E o que faz é apenas <i>trabalhar como um desgraçado para comprar sapatos para as crianças </i>. Com 45 anos, obeso, sem dentes, com uma dentadura barata, começa a sofrer bullying, tendo o apelido de gordinho.
Consegue um bom dinheiro com uma aposta, não conta nada à família, e viaja para a cidade natal, inventando desculpa no trabalho e para a mulher. Quando chega pensa saciar seus sentimentos de devaneios e nostalgia, porém ao invés de rever sua pequena cidade de quatro mil habitantes, descobre que agora ela está com vinte mil, tomada de toda a civilização, com fabricas e o que é pior, rios e lagos que costumava pescar, e que agora iria relembrar os velhos tempos, está tomado de destruição, assoreado e o que arrefece de vez é ver sua lagoa, outrora cheia de peixe, agora transformada em depósito de lixo, e esgoto, o que acaba levando a fazer a única coisa que resta na cidade: beber. Todavia o espectro da guerra está de volta, o que leva a cair na mesma monotonia e frustração da rotina. </p>