Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas123
    • Leitores3481
    • Similares3
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Essencial Kafka -

    Franz Kafka

    Companhia das Letras
    2011
    304 páginas
    10h 8m
    ISBN-13: 9788563560230
    Português Brasileiro
    4.4
    1042 avaliações
    Leram1612Lendo222Querem1601Relendo4Abandonos42Resenhas123
    Favoritos135Desejados1601Avaliaram1042

    Essencial Kafka reúne momentos antológicos do autor de O processo, incluindo contos, fábulas e a novela A metamorfose, na íntegra além de 109 aforismos. Aprisionado à sufocante existência burguesa a que as convenções familiares e sociais o obrigavam, Franz Kafka (1883-1924) chegou certa vez a afirmar que "tudo o que não é literatura me aborrece". Muitas narrativas que compõem o cerne da obra kafkiana se originaram da forte sensação de deslocamento e desajuste que acompanhou o escritor durante toda a sua curta vida. Apesar de seu estado fragmentário, o espólio literário de Kafka - publicado na maior parte em edições póstumas, graças à generosa traição de Max Brod, que se recusou a destruí-lo conforme a vontade do amigo - é considerado um dos monumentos artísticos mais importantes do século XX. Esta edição de Essencial Kafka reúne em um único volume diferentes momentos da produção do autor de O processo. As traduções consagradas de Modesto Carone, realizadas a partir dos originais em alemão, permitem que clássicos como A metamorfose, Na colônia penal e Um artista da fome sejam lidos (ou relidos) com fidelidade ao estilo labiríntico da prosa kafkiana. Além disso, esta edição traz 109 aforismos e uma introdução assinada por Modesto Carone, também responsável pelos comentários que antecedem os textos.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (3)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (123)Ver mais
    jota 11 picture
    jota 1117/08/2016Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Essencialmente kafkiano

    Esta edição traz quinze textos de Franz Kafka (1883-1924) sendo que quatro deles se tornaram verdadeiros clássicos. São as novelas O Veredicto, Um Artista da Fome, Na Colônia Penal, e claro, A Metamorfose. Modesto Carone, especialista brasileiro em Kafka, traduziu, selecionou e escreveu os comentários que antecedem cada texto. Dele também é a Introdução, muito útil para se conhecer (ou entender melhor) o autor e sua obra. A Introdução equivale a um pequeno ensaio e compõe-se das seguintes seções: Um perfil rápido, mas necessário; O cosmopolita europeu; O realismo problemático de Kafka; De volta ao método: o realismo; O narrador kafkiano e a metáfora; Kafka e a política. Ao final do volume uma Cronologia bastante completa situa Kafka no tempo e na literatura. Depois desse mergulho na obra kafkiana, ainda que em parte, fica claro porque um dia o criador de Gregor Samsa disse: "Tudo o que não é literatura me aborrece". Além das quatro obras-primas o singular mundo desse tcheco que escrevia em alemão também está representado em Essencial através de contos, fábulas e aforismos. Destes todos, Diante da Lei, um conto curto, presente em muitas antologias, é dos melhores e mais conhecidos. Certamente por se tratar de um trecho do capítulo IX de outro famoso livro de Kafka, O Processo. Os aforismos são 109 e penso que o de número 80 é o mais interessante (ou verdadeiro): "A verdade é indivisível, portanto não pode ter conhecimento de si mesma; quem quer que diga conhecê-la está se referindo a uma mentira." Segundo Carone os aforismos foram selecionados pelo próprio Kafka um pouco antes de sua morte para publicação (o que não ocorreu então) e revelam sua predileção por narrativas curtas, uma de suas características mais marcantes. Como esse, os demais comentários de Carone antes de cada texto são extremamente úteis para se conhecer um pouco mais sobre a obra de Kafka ou refletir sobre ela. Assim é que ele escreve que A Metamorfose, muito mais do que uma novela fantástica, deve ser lida desde a primeira linha como uma trágica história de família. E em seu favor cita Theodor Adorno: "A origem social do indivíduo (a família) revela-se no final como a força que o aniquila." Foi o que teria acontecido com o pobre Gregor Samsa, aniquilado pelos pais e pela irmã. Já havia pensado nisso? Lido entre 12 e 17/08/2016.

    20 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.4 / 1042
    • 5 estrelas46%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas12%
    • 2 estrelas2%
    • 1 estrelas0%
    František Kafka profile picture

    František Kafka

    Franz Kafka foi um dos maiores escritores de ficção da língua alemã do século XX. Kafka nasceu numa família de classe média judia em Praga, Áustria-Hungria (atual República Checa). O corpo de obras suas escritas — a maioria incompleta e publicadas postumamente — destacam-se entre as mais influentes da literatura ocidental. Seu estilo literário presente em obras como a novela A Metamorfose (1915), e romances incluindo "O Processo" (1925) e O Castelo (1926) retratam indivíduos preocupados em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático.

    164 Livros
    3.102 Seguidores
    Boêmia, Áustria-Hungria

    František Kafka