Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas5
    • Leitores1174
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    História da Vida Privada (História da vida privada #4) - Da Revolução Francesa à Primeira Guerra

    Georges Duby, Philippe Ariès, Michelle Perrot

    Companhia das Letras
    1991
    640 páginas
    21h 20m
    ISBN-11: 8571642001_
    Português Brasileiro
    4.3
    82 avaliações
    Leram221Lendo82Querem865Relendo2Abandonos4Resenhas5
    Favoritos10Desejados865Avaliaram82

    Um amplo panorama do século XIX - a época por excelência das concepções sobre a esfera privada que norteiam ainda hoje a vida social nos países ocidentais - compõe o núcleo central deste volume. A organizadora, Michelle Perrot, da Universidade de Paris VII, contou com a colaboração de especialistas no período, como Lynn Hunt, Catherine Hall, Anne Martin-Fugier e Alain Corbin, para abordar o avanço acelerado da industrialização, a mobilização dos trabalhadores, a redefinição dos papéis sociais de mulheres e crianças, e outras transformações profundas desencadeadas pela Revolução Francesa. As análises estendem-se até a Primeira Guerra Mundial, evento que marcou a precipitação, o bloqueio e o desvio da modernidade da qual somos herdeiros diretos. Bibliografia e índice remissivo completam o volume.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (5)Ver mais
    Jess Carmo picture
    Jess Carmo28/03/2021Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Individualização pós-revolução

    A obra tenta fazer uma história não-linear de como a organização social foi se dividindo aos poucos entre o público e o privado após a Revolução Francesa. O espírito público da revolução tornou-se cada vez mais presente na vida privada dos cidadãos franceses, o que abriu caminho para o movimento romântico do fechamento indivíduo sobre si mesmo, da valorização do espaço doméstico e da família burguesa. A divisão entre o espaço público e privado fora fundamental para o movimento revolucionário. Para eles, o particular não deveriam prejudicar o interesse geral da nação, portanto, deveria ser restringido ao espaço privado da família. O espaço público é o espaço imperativo de posicionamento político. Não se posicionar era equivalente a ser conspiratório e sidicioso à Revolução. O livro traz curiosidades acerca de como autores como Marx, Hegel e Kant se posicionaram em relação à Revolução. Entretanto, trata-se de uma história das práticas e percepções de determinada época, não de uma história do pensamento filosófico da revolução francesa. Movimentos não organizados que precederam o feminismo e o marxismo também são pontuados ao longo da obra.

    8 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 82
    • 5 estrelas45%
    • 4 estrelas38%
    • 3 estrelas16%
    • 2 estrelas1%
    • 1 estrelas0%
    Georges Duby profile picture

    Georges Duby

    Georges Duby foi um historiador francês, especialista na Idade Média. Deu início à sua carreira universitária em Lyon, no ano de 1949, tendo sido posteriormente membro da Academia Francesa e professor do Collège de France entre os anos de 1970 e 1992. Foi um especialista em história medieval, lançou mais de 70 livros e coordenou coleções importantes, como a História da vida privada.

    40 Livros
    81 Seguidores

    Georges Duby