Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores33
    • Similares4
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Ó Serdespanto - Viagem a Andara

    Vicente Franz Cecim

    Íman Edições
    2001
    280 páginas
    9h 20m
    ISBN-10: 9728665105
    Português Brasileiro
    3.6
    12 avaliações
    Leram19Lendo4Querem8Relendo0Abandonos2Resenhas1
    Favoritos0Desejados8Avaliaram12

    Vicente Franz Cecim nasceu em Belém do Pará. Desde A asa e a serpente (1979) que transfigura a sua região natural, a Amazónia, em Andara: uma região onírica, um território metafórico, onde ambienta todos os seus livros. Viagem a Andara, o livro invisível, o volume em que reuniu os primeiros 7 livros de Andara, recebeu o Grande Prémio da Crítica, da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1988. Na decáda de 80, o Grande Prêmio só foi também atribuído a Cora Coralina, Mário Quintana e Hilda Hilst. Neste ano de 2001, a invenção de Andara completa vinte e dois anos. No caldeirão de um escrita em absoluta liberdade, na qual a literatura se irmana à alquimia, abolem-se as fronteiras entre a prosa e a poesia, funde-se o natural com o sobrenatural e o profano incorpora o sagrado – lançando-se numa intensa busca metafísico do sentido do ser e da vida. Como diz Cecim, os livros de Andara são literatura fantasma: corpo de um sonho que se sonha. A História Em Andara, é quando os homens esperam um anoitecer mais calmo que vêm as noites da vida nos lançar pedras de sombras e asas de areia vêm nos açoitar. Sendo assim Andara: ó ser de espanto, ó ser despanto, ó serdespanto. Passando, pois, aquele homem a se chamar assim Serdespanto. Pois esse o nome que lhe deram quando ele nas- Céu, diz-se disso, a mãe, essa que denomina uma parte de si que sai de si aqui para fora, humanamente, para ser outro ser. Um outro espanto isso, deve-se reconhecer com melancolias, resignações, suspiros. Isso de nascer Em Andara, pois. Mais um tendo vindo.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (4)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Bruno Figueiredo picture
    Bruno Figueiredo27/05/2026Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Misterioso

    Para ler Ó serdespanto é preciso ter muita paciência e estar em paz pois é um livro envolto em um refinamento altíssimo na arte das metáforas o final sem dúvida e a parte mais difícil mas no geral esse livro exige um esforço alta ler todo e mais compreendê-lo.

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    3.6 / 12
    • 5 estrelas25%
    • 4 estrelas25%
    • 3 estrelas33%
    • 2 estrelas17%
    • 1 estrelas0%
    Vicente Franz Cecim profile picture

    Vicente Franz Cecim

    Seus avós paternos foram libaneses e italianos que imigraram para a Amazônia no início do século XX. Da mãe brasileira, paraense nascida em Santarém, a escritora Yara Cecim, herdou o gosto pelo mundo natural. É jornalista. Vive em sua cidade natal. A literatura de Vicente Franz Cecim é multifacetada como a sua origem. Marcada pela presença da natureza, nela vemos a Amazônia transfigurada na região metafísica de Andara. Sempre unindo extremos, o autor chama de livros visíveis os livros que escreve, mas os reúne na obra imaginária Viagem a Andara oO livro invisível, que não escreve e só existe na alusão de um título. Segundo Cecim, Andara é literatura fantasma. E à medida que sua obra se faz e desfaz, ela contamina a própria noção de realidade, interrogando o que se oculta sob a aparência do mundo. O escritor fez um apelo à insurreição da Amazônia em seu Manifesto Curau, lançado durante o Congresso da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, de 1983, realizado em Belém.

    13 Livros
    5 Seguidores
    Pará, Brasil

    Vicente Franz Cecim