Entrar
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores283
    • Similares0

    História Sexual da MPB - A evolução do amor e do sexo na canção brasileira

    Rodrigo Faour

    Record
    2006
    640 páginas
    21h 20m
    ISBN-13: 85-01-07555-8
    Português Brasileiro
    4.1
    54 avaliações
    Leram89Lendo10Querem177Relendo0Abandonos7Resenhas3
    Favoritos4Desejados177Avaliaram54

    Em sete capítulos, História Sexual da MPB destaca O amor na MPB (falando do amor mal-resolvido que permeou a maior parte das letras românticas de nossa música até os anos 60); a evolução da mulher , a sensualidade e o erotismo , o duplo sentido e a sacanagem , as canções de apelo gay , as transgressões em temas de amor e sexo e, finalmente, um capítulo em que compara o escândalo provocado pela dança do maxixe na virada do século XIX para o XX, com o funk carioca, entre os anos 90 e o momento atual - mostrando que a hipocrisia continua presente em assuntos de sexualidade, apesar de toda a revolução sexual dos últimos 40 anos. Para relatar a evolução do comportamento afetivo e erótico do brasileiro através de nossa música, Rodrigo Faour ouviu ainda cerca de 70 personalidades, entre letristas, intérpretes, além de psicanalistas e estudiosos de MPB. O livro conta com um encarte, que traz mais de 150 capas de discos representativas das últimas cinco décadas, espelhando a evolução do amor e do sexo na canção brasileira.

    Resenhas (3)Ver mais
    Simone de Cássia  picture
    Simone de Cássia 07/03/2019Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Ótimo trabalho de estudo e pesquisa. É muito interessante observar a linha do tempo das músicas retratando a sociedade de cada momento. Tem-se uma ideia mais próxima dos autores e dos "bastidores" de suas composições.´Leitura interessante.

    4 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 54
    • 5 estrelas44%
    • 4 estrelas39%
    • 3 estrelas13%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas4%
    Rodrigo Faour profile picture

    Rodrigo Faour

    Rodrigo Faour (Rio de Janeiro, 1972) é um crítico musical, jornalista, produtor musical e pesquisador brasileiro. Formou-se em jornalismo em 1994 na PUC-Rio.[1] É o autor das biografias de Angela Maria ("A Eterna Cantora do Brasil"), Dolores Duran ("A Noite e as Canções de uma Mulher Fascinante"), Cauby Peixoto ("Bastidores - 50 Anos da Voz e do Mito") e Claudette Soares ("A Bossa Sexy e Romântica de Claudette Soares), além do livro "História Sexual da MPB", lançado em 2006, pioneiro estudo de música e comportamento lançado no Brasil[2] , além de um outro sobre a Revista do Rádio, popular nos anos 1950 e 60. Seu livro "História sexual da MPB" deu origem a um programa de rádio, "Sexo MPB", na MPB FM carioca, que apresentou entre 2008 e 2010, outro de TV. homônimo ao livro, no Canal Brasil, em três temporadas, entre 2010 e 2013, um CD duplo lançado pela EMI, um troféu que por três edições levou algumas dezenas de artistas ao Centro Cultural Carioca e ao Tom Jazz (SP), em shows apresentados e dirigidos por ele. A segunda edição do troféu, de 2010, originou o DVD "Sexo MPB - O show", lançado pela EMI em 2011, com a participação de Alcione, Angela Ro Ro, Fernanda Abreu, Toni Garrido, Fátima Guedes, Eliana Pittman, Edy Star, Perla, Cláudia, Waleska, As Frenéticas, João Roberto Kelly, o forrozeiro Manhoso, Márcia Castro, Alfredo Del-Penho, Ademilde Fonseca, entre outros.

    10 Livros
    7 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Rodrigo Faour