Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores94
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Formiga amiga -

    Bartô

    Moderna
    2004
    32 páginas
    1h 4m
    ISBN-10: 8516042774
    Português Brasileiro
    3.9
    24 avaliações
    Leram41Lendo7Querem46Relendo0Abandonos0Resenhas2
    Favoritos2Desejados46Avaliaram24

    É através do olhar do menino de quem se sabe quase nada, que nos aproximamos de Dulce, uma doce formiga. Impossível não gostar dela... Mas é impossível não se encantar por esse olhar menino tão cheio de curiosidade e afeto que acompanha, fascinado, os movimentos da amiga. Delicada forma de amar: encantar-se com a liberdade de quem se ama... Doce, brincalhona, negrinha, linda, gatinha... Dulce gosta de doces, de se esconder no miolo do bolo, de passar por entre as gretas, de marchar em fila pelas paredes com suas amigas, de dançar sobre a pia da cozinha as canções que o menino toca em instrumentos improvisados. Quando se cansa, Dulce dorme no açucareiro. O açúcar é seu travesseiro enquanto ela sonha com brigadeiro. Quando fizer aniversário, Dulce vai ganhar uma festa e uma rapadura de presente. Mas o menino-narrador pede ajuda ao leitor para resolver um problema: em que dia Dulce nasceu? Quanto a mim tenho um palpite. Ela deve ter nascido no dia 27 de setembro, que é quando se comemora Cosme e Damião, distribuindo doces às crianças... Não é a cara da Dulce? Qual é o seu palpite?

    Resenhas (2)Ver mais
    Leitura picture
    Leitura04/10/2020Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    O primeiro livro...

    Eu não poderia deixar de registrar aqui, o primeiro livro que eu li na infância... O livro que me fez descobrir a minha paixão por livros 😍

    14 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 24
    • 5 estrelas46%
    • 4 estrelas17%
    • 3 estrelas25%
    • 2 estrelas13%
    • 1 estrelas0%
    Bartolomeu Campos de Queirós profile picture

    Bartolomeu Campos de Queirós

    Bartolomeu Campos de Queirós (Pará de Minas MG 1944 - Belo Horizonte MG 2012). Autor de poemas e histórias infantis e juvenis, educador, crítico de arte, museógrafo e ensaísta. Passa boa parte da infância no interior de Minas Gerais, nas cidades de Papagaio e Pitangui, onde mora com o avô paterno. Aos 6 anos, perde a mãe. No internato do Colégio São Geraldo, em Divinópolis, Minas Gerais, cursa o ginasial, e estuda, por breve período, no convento dos dominicanos em Juiz de Fora, Minas Gerais. Muda-se para Belo Horizonte, inicia o curso de filosofia e trabalha no Centro de Recursos Humanos, escola de experiências pedagógicas do Ministério da Educação. Com uma bolsa da Organização das Nações Unidas (ONU), vai à França, e cursa filosofia no Instituto Pedagógico de Paris. Na capital francesa, escreve seu primeiro livro, O Peixe e o Pássaro, lançado em 1971, ano em que retorna ao Brasil. Torna-se membro do Departamento de Aperfeiçoamento de Professores (DAP), do Ministério da Cultura, do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Curador da Escola Guignard. Atua ainda como assessor especial da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais e presidente da Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes. No início da década de 1980, trabalha como editor, para a Editora Miguilim, de Belo Horizonte, que se propunha a trazer um tema renovador para a literatura infantil brasileira, incorporando questões sociais da vida contemporânea. De 1986 a 2000, integra o projeto ProLer, da Biblioteca Nacional, ministrando seminários sobre educação, leitura e literatura. Como crítico de arte, participa de júris de salões e curadorias de exposições de artes plásticas e atua na área de museografia.

    53 Livros
    7 Seguidores
    Minhas Gerais, Brasil

    Bartolomeu Campos de Queirós