Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores329
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A gloriosa família - O tempo dos flamengos

    Pepetela

    Nova Fronteira
    1999
    408 páginas
    13h 36m
    ISBN-10: 8520910238
    Português
    3.9
    68 avaliações
    Leram125Lendo13Querem186Relendo1Abandonos4Resenhas3
    Favoritos10Desejados186Avaliaram68

    A história da família Van Dum, formada por Baltazar, um holandês, sua esposa africana e vários filhos, durante a ocupação holandesa de Angola no século XVII. O pai tenta manter boas relações tanto com os holandeses, chamados flamengos, quanto com os portugueses, pois havia incorporado valores lusitanos, como a religião católica. Misturam-se elementos fictícios e fatos históricos.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (3)Ver mais
    Brisa Sá Dultra picture
    Brisa Sá Dultra11/09/2009Resenhou um livro
    3 (Bom)

    a leitura deste livro, pra mim, foi bastante difícil, principalmente nas primeiras 150 páginas. com uma narrativa muitas vezes minuciosa demais, descrevendo as terras da áfrica onde se passa a história, o livro cansa. as palavras em línguas nativas, misturadas ao português do livro, truncam ainda mais a leitura... no entanto, é impossível não se apaixonar pelo narrador do livro, o escravo mudo sem nome. nesta condição, ele segue seu dono, balthazar van dum, a todos os lugares que este vai, ouvindo todos os mujingos (fofocas) e segredos que o seu senhor, digno da posição social que ocupa, tem acesso. por vezes imagina aquilo que não ouviu e, assim, vai contando a história da época que os holandeses ocuparam angola. a beleza está na aceitação de subjugado do escravo. em como - narrando de forma tão impessoal, ele conta as crueldades que foram cometidas contra o povo africano; narra as hipocrisias de uma família mestiça, ainda assim cheia de preconceitos; nos atenta para a micropolítica e mostra como se dão os pequenos e grandes abusos de poder. tudo isso, seguido de análises sensacionais, nunca esquecendo da sua condição de escravo-coisa-que não pode pensar. tudo, claro, com um fino toque de ironia. um tratado da sociedade de outrora, que ainda tem reflexos na contemporaneidade. difícil, mas a leitura valeu a pena.

    3 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 68
    • 5 estrelas28%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas28%
    • 2 estrelas3%
    • 1 estrelas1%
    Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos profile picture

    Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos

    Escritor e docente angolano que usa sua obra como reflexão da história contemporânea e dos problemas que a sociedade angolana enfrenta. Lutou juntamente com Movimento Popular de Libertação de Angola, período que retratou em seu romance "Mayombe".

    42 Livros
    91 Seguidores
    Benguela, Angola

    Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos