Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores164
    • Similares2
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Tempo e narrativa - A configuração do tempo na narrativa de ficção

    Paul Ricoeur, Paul Ricoeur (Em Português)

    WMF Martins Fontes
    2011
    288 páginas
    9h 36m
    ISBN-13: 9788578270520
    Português Brasileiro
    4.6
    16 avaliações
    Leram40Lendo4Querem119Relendo1Abandonos0Resenhas1
    Favoritos1Desejados119Avaliaram16

    A configuração do tempo na narrativa de ficção: a questão filosófica que o trabalho de composição narrativa coloca é a das relações e das tensões entre o tempo da narrativa e o da vida e da ação efetiva. Várias disciplinas são convocadas no tribunal desse grande debate, principalmente a fenomenologia do tempo, a historiografia e a teoria da narrativa de ficção. Tempo e narrativa 2 é consagrado a pôr a prova a teoria da narratividade exposta na primeira parte de Tempo e narrativa, não mais no âmbito da narrativa histórica, mas, dessa vez, no âmbito da narrativa de ficção.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Luiz Pereira Júnior picture
    Luiz Pereira Júnior31/07/2022Resenhou um livro
    0

    Os abismos do tempo

    Nos três volumes de “Tempo e narrativa”, o filósofo Paul Ricoeur discute os diferentes modos de ver e sentir (por assim dizer) o tempo, principalmente em relação ao tempo histórico e ao tempo literário. No entanto, é preciso dizer que se trata de uma obra dirigida fundamentalmente aos profissionais de História, de Filosofia e de Letras (e correlatos), não sendo, de maneira alguma, dirigida para o leitor comum. Antes que me apontem como esnobe, devo dizer que, a bem da verdade, não entendi vários trechos do livro. Talvez algum dia volte a eles, mas acho difícil. Por outro lado (também sem esnobismos) foi um enorme prazer ler comentários sobre a passagem do tempo em três das grandes obras que marcaram minha paixão pela Literatura: “Mrs. Dalloway”, “A montanha mágica” e “Em busca do tempo perdido”. Parecia que eu tinha um professor de renome mundial (e acho que tinha mesmo) me explicando como esses monstros das letras chamados Virginia Woolf, Thomas Mann e Marcel Proust construíram e redefiniram o sentido do tempo. Enfim, uma obra a ser lida com muita paciência e tempo disponível. Intrincada. Difícil. Hermética até. Agora, se é para você, não posso dizer. Afinal, quem sou eu para recomendar ou não recomendar esse oceano abissal em forma de leitura?

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    4.6 / 16
    • 5 estrelas63%
    • 4 estrelas38%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Paul Ricoeur profile picture

    Paul Ricoeur

    Paul Ricoeur nasceu em Valence, França, em 1913. Catedrático em filosofia e doutor em Letras, tornou-se professor em 1933. Foi prisioneiro de guerra durante a Segunda Guerra Mundial. Trabalhou para o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), antes de se tornar professor na Faculdade de Estrasburgo e dar aulas na Sorbonne. Foi membro do comitê de redação da revista Esprit e decano da Faculdade de Letras da Universidade de Nanterre; dirigiu a Revue de Métaphysique et Morale. Nos Estados Unidos, lecionou na Universidade de Chicago. Morreu em Châtenay-Malabry, região de Paris, em maio de 2005.

    56 Livros
    26 Seguidores

    Paul Ricoeur