Desde as primeiras páginas o autor justifica seu trabalho, esclarecendo os principais métodos de pesquisa e como alguns dados podem ser interpretados de forma errada ou conduzir a uma conclusão equivocada.
Mas também se esquece que em muitos momentos apela para um achismo ingênuo, distorcendo os fatos: "se fosse assim todos nós teríamos câncer".
Os capítulos tem nomes provocativos, incitando questionamentos como "será que frutas e legumes são bons"? Ou "será que o açúcar é um vilão mesmo "? E depois aponta dados que mostram efeitos preventivos de até 40% com ingestão de algumas frutas... inquestionável. Mas o autor insiste que pelo fato de ter agrotóxicos as frutas não são tão boas assim. Mas e o posicionamento por uma agricultura orgânica? E a visão de saúde geral além do câncer? Isso tudo é muito limitado no livro, além das contradições entre os capítulos. Uma hora o açúcar não é o vilão, mas no capítulo de probioticos fala da importância da microbiota na prevenção. Mas o autor ignora totalmente o efeito do açúcar na flora intestinal.
Enfim, dados desatualizados com algumas informações relevantes com base em pesquisas cientificas, mas não recomendo.