Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores6
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Carola -

    Silvia Meirelles Kaercher

    Novitas
    2011
    272 páginas
    9h 4m
    ISBN-13: 9788562442254
    Português Brasileiro
    5
    2 avaliações
    Leram3Lendo0Querem3Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos2Desejados3Avaliaram2

    O livro Carola é um romance histórico que narra a vida de Carolina von Koseritz, filha de Carlos von Koseritz . Baseado em fatos reais E na tradição oral da família, é ambientado na romântica e idealista Porto Alegre de 1865 a 1922. Carlos von Koseritz, nascido na Alemanha, imigrou para o Brasil em 1851 e foi uma das maiores e mais fecundas mentes da cultura gaúcha e brasileira do século XIX, atuando como jornalista, escritor, advogado, professor e político liberal. Em Carola, Carlos é apresentado na sua feição de pai e esposo dedicado, que faz todas as vontades das filhas. Apesar de abranger os aspectos profissionais, a autora opta por apresentar o jornalista pelos olhos de Carolina, sua filha, companheira inseparável e confidente. Carolina von Koseritz foi uma mulher à frente do seu tempo e isso se deve muito à convivência com o pai. Nascida em 23 de outubro de 1865, em Porto Alegre, desde cedo teve sua aptidão literária estimulada, numa época em que poucas mulheres destacavam-se, a não ser por seus casamentos e filantropias. Falava, escrevia e traduzia várias línguas: alemão, inglês, francês, latim, espanhol. Ao lado do pai, engajou-se no movimento abolicionista, no desenvolvimento cultural da Província e na divulgação dos ideais germanistas. Carola narra a história do grande jornalista que foi Carlos von Koseritz, vista pelos olhos da filha apaixonada, e segue, após a morte dele, transportando-nos, da atmosfera amorosa do lar paterno, às agruras da vida adulta. Histórias paralelas, envolvendo as irmãs de Carolina, recheiam o livro de acontecimentos inusitados e dramáticos. Aparições de espíritos, assassinato, preconceito, traição, herança e mortes permeiam a vida das quatro irmãs. Um universo familiar, com alegrias e tragédias, encontros e desencontros, tão incomum quanto a vida de cada um de nós.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Silvia M Kaercher picture
    Silvia M Kaercher13/06/2012Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Um mergulho emocionante!

    Ler “Carola” é mergulhar nas memórias de uma família e sentir o amor que os uniu, as paixões que os arrebataram e a tragédia que os abateu, destruindo sonhos e esperanças. É perceber que a vida tem seu próprio enredo e traçamos sua trajetória, às vezes tortuosa, na direção de um outro fim, num rumo sempre inesperado. Muitas vezes, durante os anos de pesquisa em que se envolveu, a autora se deparou com os caprichos do destino, tão mais criativo e inusitado do que qualquer outro enredo. A vida é muito criativa! E é essa força que se sente ao ler “Carola”. Uma história real, que poderia ter acontecido com qualquer um de nós. Ao desvendar esses mistérios, em meio a fatos, nomes, momentos da História do País e do Rio Grande do Sul, deparamo-nos com a vida dessa mulher forte e frágil, sonhadora, apaixonada e infeliz , com a qual tecemos fortes laços de empatia justamente por senti-la verdadeira, acima de tudo. Da infância e juventude cercadas de amor e brilhantismo ao lado do pai, o grande jornalista, deputado provincial, advogado, professor e germanista Carlos von Koseritz, à tragédia pessoal em que transformou sua vida, a saga de Carolina von Koseritz, que é hoje Patrona da Cadeira nº 15 da Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Sul, ficará inapagável em sua memória.

    2 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    5 / 2
    • 5 estrelas100%
    • 4 estrelas0%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Silvia Meirelles Kaercher profile picture

    Silvia Meirelles Kaercher

    Sílvia Meirelles Käercher nasceu em Novo Hamburgo/RS, em 1973, onde se formou em Magistério, e hoje mora em Porto Alegre/RS. É casada e tem quatro filhos. Sempre foi leitora voraz de poemas e histórias, sendo suas referências os poetas Vinícius de Moraes e Mário Quintana, e os autores nacionais, com destaque para a obra de Érico Veríssimo. Não seria diferente em suas narrativas, onde o tema sempre gira em torno dos relacionamentos amorosos, em gêneros variados. Publicou, em 2011, seu primeiro livro, “Carola” (Ed. Novitas), seguido por “O Dragão e Coruja” e “Ano Novo”, ambos pela Amazon, e "O Farrapo - volume 1" (Editora Cinco Gatas, 2021) Pelo lançamento de “Carola”, recebeu o prêmio de Revelação Literária da cidade de Torres/RS. Participou das feiras do livro de Novo Hamburgo, Canoas e Torres.

    31 Livros
    18 Seguidores
    RS, Brasil

    Silvia Meirelles Kaercher