Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores42
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A Gramática passada a limpo: conceitos, anàlises e parâmetros -

    Maria Helena de Moura Neves

    Parábola
    2012
    280 páginas
    9h 20m
    ISBN-13: 9788579340512
    Português Brasileiro
    4.3
    6 avaliações
    Leram9Lendo1Querem32Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos1Desejados32Avaliaram6

    A linguagem se produz em interação. Toda pessoa que usa a linguagem usa-a numa determinada situação de interlocução, e usa-a para falar (ou escrever) de alguma coisa para alguém. Tem-se aí a “linguagem”, que podemos definir como linguagem do conhecimento e da apreciação de um mundo. Mas as pessoas também usam a linguagem para falar da própria linguagem, de seu funcionamento, ou seja, para falar da “gramática” que opera a produção de sentido dos textos, e nessa atividade, elas estão mergulhando no mecanismo que rege o mundo da linguagem, suas entidades, suas relações. Tem-se aí a metalinguagem, que é a linguagem do conhecimento e da apreciação da própria linguagem, a qual em si já representa o conhecimento e a apreciação do mundo. Trata-se de tarefa complexa, e é de esperar que a escola entenda que tem a obrigação de fornecer aos estudantes a oportunidade dessa extraordinária experiência de linguagem que a reflexão possibilita. Esse livro se destina aos leitores e estudiosos que se sensibilizam com a linguagem, que se tocam com o papel que ela tem na vida de cada um e de todos e que consideram importante compreender sua natureza e seu funcionamento. Tanto mais real será nossa visão do que seja o bom uso linguístico quanto mais nos conscientizarmos da multiplicidade de arranjos que a língua nos põe à disposição, exatamente com a sua “gramática.”

    Resenhas (1)Ver mais
    Cayo Fellype picture
    Cayo Fellype13/09/2022Resenhou um livro
    3.5 (Bom)

    Para quem estuda a língua numa perspectiva funcionalista, realiza pesquisa em gramaticalização e áreas afins, o livro é ótimo, apesar da escrita complexa da Maria Helena, onde preciso ler alguns parágrafos várias vezes para entender.

    10 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 6
    • 5 estrelas50%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas17%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Maria Helena de Moura Neves profile picture

    Maria Helena de Moura Neves

    Conhecida por seus trabalhos relacionados à língua em uso, especialmente a gramática funcional do português e suas relações com o texto, Maria Helena de Moura Neves pertence ao seleto grupo de cientistas honorários da história do país, tanto pela sua contribuição na área das línguas quanto por seu engajamento na difusão do ensino a todas as idades, distribuição do conhecimento e busca por excelência no ensino fundamental e médio; Também se destacou enquanto realizava pesquisas sobre a história e o ensino de gramática. Nas várias décadas dedicadas a língua portuguesa foi notória em: - Professora emérita pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, licenciou-se em Letras (em Português-Grego e em Alemão) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo, livre-docente (em Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. - Foi membro do comitê de Letras e Linguística do CNPq (1994-1997; 2007- 2010). - Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UNESP - Araraquara. Foi Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gramática de usos do português do CNPq, pesquisadora da teoria funcionalista da linguagem, as relações entre texto e gramática e a história da gramática. - Em 2014 foi Professor visitante da University of Amsterdam e em 2019 foi Pesquisador visitante da Università G. D?Annunzio, Chieti-Pescara, Itália. - Foi Membro do Conselho Editorial de 11 revistas especializadas e Consultora de 6 Fundações de Apoio à Pesquisa. É Sócia honorária da Associação Brasileira de Linguística - Abralin, Membro honorário do GT "Descrição do português" da Anpoll e Membro da Comissão de Planejamento e Assessoramento das Atividades de Pesquisa e de Publicação do Projeto 4 - "Gramática do português" da Alfal. Bibliografia: A vertente grega da gramática tradicional (Hucitec e UnB, 1987) Gramática na escola (Contexto, 1990) A gramática funcional (Martins Fontes, 1997) Gramática de usos do português (Unesp, 2000) A gramática: história, teoria e análise, ensino (Unesp, 2002) Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa (Contexto, 2003) Texto e Gramática (Contexto, 2006) A gramática do português revelada em textos (Unesp, 2018)

    24 Livros
    4 Seguidores
    São Paulo, Brasil

    Maria Helena de Moura Neves