Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas5
    • Leitores86
    • Similares1
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Memórias de um Negro -

    Booker T. Washington

    Companhia Editora Nacional
    1940
    226 páginas
    7h 32m
    ISBN-1: 0
    Português Brasileiro
    4.1
    21 avaliações
    Leram38Lendo5Querem40Relendo0Abandonos3Resenhas5
    Favoritos2Desejados40Avaliaram21

    O que mais seduz nesta documental auto-biographia, contada com o movimento e o brilho proprios do romance, é a fiel descripção de todos os aspectos do problema do negro americano, meio seculo antes da sua libertação. Booker Washington não se restringiu a narrar a historia de sua propria vida. Atravez de paginas sinceras e eloquentes abordou todas as questões relativas á condição social de sua raça. E assim, mais do que uma auto-biographia, o seu livro se transformou no porta-voz das aspirações de todos os homens de côr que, como elle, sentiam sobre os hombros o peso dos preconceitos raciaes. Memorias de um Negro é um livro tão captivante como o famoso romance "A Cabana do Pae Tomaz", de Harriet Reecher Stowe, mas muito mais real e muito mais emocionante que este. A sua leitura contribuirá poderosamente para o conhecimento da história social dos Estados Unidos no começo do seculo XX e deixará indelevelmente gravado em todos os espiritos o vulto desse grande Negro, que soube, como ninguem, lutar pelos direitos de sua raça e pela grandeza de sua patria - Tradução de Graciliano Ramos.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (5)Ver mais
    Isabelle Oackis picture
    Isabelle Oackis14/09/2025Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    "Não merecemos vida se nos faltam meios de tornar os outros mais felizes e mais úteis."

    Memórias de Um Negro Americano é um biografia extremamente impactante, que conta a história de um ex-escravo dos EUA, chamado Booker, que após a abolição da escravidão, ainda menino, buscou incansavelmente pelos estudos. E por consequência, depois de muitos sofrimentos, se tornou professor. Mas o mais importante, transformou a vida intelectual, moral e espiritual de milhares de negros tanto em Virgínia, quanto em Tuskegee, as duas cidades pelo qual ele se comprometeu a trabalhar. Quando leio a descrição que Booker deu sobre o ambiente completamente hostil e a cultura que os homens pobres, brancos e negros de Virgínia tinham, que valorizava a bebedeira, a pobreza, a ignorância e a safadeza, me deparo exatamente com o cenário do Brasil atualmente em muitos lugares. E a tecla mais batida nessa biografia é: O que nós, que temos contato com uma boa educação e que temos contato com excelentes livros, estamos fazendo com relação a realidade completamente oposta que está a nossa volta? Como queremos um Brasil melhor se não colocamos a mão na massa, e com generosidade não nos esforçamos para abençoar a vida intelectual, moral e espiritual daqueles que precisam?

    11 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 21
    • 5 estrelas57%
    • 4 estrelas24%
    • 3 estrelas10%
    • 2 estrelas5%
    • 1 estrelas5%
    Booker T. Washington profile picture

    Booker T. Washington

    Booker Taliaferro Washington (5 de abril de 1856, em Hale's Ford no Condado de Franklin, na Virgínia, nos Estados Unidos — 15 de novembro de 1915) foi um educador e líder afro-americano estadunidense.

    7 Livros
    0 Seguidor
    Virgínia, Estados Unidos

    Booker T. Washington