Há uns três ou quatro anos atrás, comecei a me interessar por webtiras. Em meio ao mar de sites do gênero, poucos realmente me conquistaram; um deles foi o Ryotiras. Com uma arte alegre e colorida, contrastando diretamente com a temática de crítica ácida, sempre misturada com muito humor, o site logo se tornou um dos meus preferidos. "Ryotiras Omnibus" é uma compilação do autor Ricardo Tokumoto, ou simplesmente Ryot, que reúne material que vai desde o início do site, em 2006, até o final de 2012, com direito a uma seção de tirinhas inéditas.
A arte das tiras pode enganar desavisados. Ultra colorida, desleixada, mas com um quê de bonitinha, pode até mesmo passar a impressão de ser um material voltado para crianças. Até você começar a lê-lo, é claro.
Ryot tem o grande mérito de saber ser ácido sem ser vulgar. E, ainda por cima, de conseguir nos fazer rir ao mesmo tempo em que distribuí "tapas com luvas de pelica" a torto e a direito. Suas tiras usam e abusam de situações absurdas, dignas de sonho, levantando críticas em relação à sociedade contemporânea e ao nosso modo de vida. A arte vibrante e o humor que permeia as histórias faz um contraste interessante com uma temática que é, na maior parte do tempo, bastante pessimista. Não é a toa que o lema do site diz que as tiras são "relativamente engraçadas": ao mesmo tempo em que nos fazem rir, fazem com que reflitamos sobre o lado mais degradante e obscuro da sociedade, e também de nós próprios.
E falando da arte, ela é um dos pontos que mais destacam Ryot dentro do mundo das tirinhas: Seja através de novos posicionamentos de quadros, traços e técnicas de arte-final diversificadas ou experiências inovadoras de narrativa, o autor está sempre experimentando coisas novas.
O livro compilou os quadrinhos em ordem cronológica, de modo que podemos acompanhar com clareza a evolução do cartunista: As primeiras tiras eram em preto e branco, no consagrado formato horizontal. As críticas eram expostas de uma maneira um pouco óbvia, e o humor não funcionava tanto. Ao longo do tempo o humor e a narrativa foram ficando mais refinados, enquanto a arte se tornava cada vez mais colorida e experimental. Cada "capítulo" do livro mostra as tiras de um ano, e no início de cada sessão encontramos comentários de Ryot sobre como era o seu trabalho naquela época, o que o influenciava, o que o fez mudar alguma coisa, etc.
Infelizmente, no início deste ano, devido a uma série de complicações, o autor decidiu interromper seu trabalho no site Ryotiras.com por tempo indeterminado. Mas o mesmo continua no ar, com todas as tiras publicadas, além de uma sessão dedicada à venda deste livro. Torço muito pelo retorno do Ryotiras, e recomendo imensamente a leitura, tanto do site quanto do Omnibus. Apesar de não ser tão conhecido quanto outros webcartunistas, arrisco dizer que Ryot tem todos os requisitos para ser colocado junto aos grandes nomes dos quadrinhos brasileiros. Para quem é fã de boas tiras, é uma ótima pedida.