Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores153
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    A política do precariado - do populismo à hegemonia lulista

    Ruy Braga

    Boitempo Editorial
    2012
    264 páginas
    8h 48m
    ISBN-13: 9788575592984
    Português Brasileiro
    4.1
    12 avaliações
    Leram23Lendo9Querem119Relendo1Abandonos1Resenhas2
    Favoritos2Desejados119Avaliaram12

    Em seu novo livro, o sociólogo e professor da Universidade de São Paulo, Ruy Braga, utiliza os instrumentos teóricos da sociologia marxista crítica a fim de propor uma leitura inovadora da história social do Brasil – do populismo fordista ao atual lulismo hegemônico –, tendo como vetor analítico a “política do precariado”. Definido como o proletariado precarizado, o conceito de “precariado” situa esse grupo como parte integrante da classe trabalhadora, enfatizando a precariedade como inevitável no processo de mercantilização do trabalho. Neste livro ambicioso, Braga se coloca diante da tarefa de decifrar a relação entre o proletariado precarizado e a hegemonia lulista. Uma das inspirações do autor são as análises afiadas de Francisco de Oliveira, que priorizaram a reflexão sobre a “formação do avesso” ao demonstrar a despolitização da classe trabalhadora como consequência do governo petista e das políticas públicas federais que alimentaram na última década o mito da superação da crise por meio do aumento constante do consumo popular. Em um trabalho de intensa acumulação crítica, Braga também dialoga com André Singer e Jessé Souza em suas leituras do fenômeno lulista. O livro é dividido em quatro capítulos, seguidos por uma coletânea de artigos escritos ao longo de 2011 e 2012. Tais “intervenções” indicam de maneira privilegiada o movimento de reflexão engajada de um pensador profundamente atento às dinâmicas históricas de seu tempo e às manifestações fragmentadas do processo de precarização em marcha.

    Resenhas (2)Ver mais
    Bruno Palmeiras picture
    Bruno Palmeiras07/01/2022Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Ótima critica ao Lulismo

    Além de ser um bom livro sobre a historia da precarização do trabalho no Brasil e do sindicalismo, o livro faz duras criticas de como o Lulismo e o petismo abandonaram a classe trabalhadora em prol das grandes empresas, construtoras e bancos. Obs: o começo do livro é um pouco moroso, mas depois flui mto bem.

    12 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 12
    • 5 estrelas50%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas17%
    • 1 estrelas0%
    Ruy Gomes Braga Neto profile picture

    Ruy Gomes Braga Neto

    Professor associado do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Licenciado em Ciências Sociais (1994), mestrado em Sociologia (1996) e PhD em Ciências Sociais, todos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

    9 Livros
    9 Seguidores
    Minas Gerais, Brasil

    Ruy Gomes Braga Neto