Reiniciados conta a história de Kyla, uma adolescente de dezesseis anos que foi Reiniciada. E o que é ser um reiniciado. Um reiniciado é segundo o governo, um criminoso que tem sua memória e personalidade totalmente apagadas, para que ele possa ter uma segunda chance de viver, para mudar suas atitudes e se tornar uma pessoa melhor. Kyla não sabe o que ela fez no passado, não sabe quem ela foi ou do que gosta de fazer, ela nem mesmo lembra como se faz para abrir uma porta. Por meses viveu em um hospital e só foi liberada após uma família se dispor a adota-la. A família Davis, que é composta pelo pai, mãe e Amy, a irmã de Kyla.
Kyla passa a ter uma nova chance de viver, uma nova escola, novos amigos e uma nova família que promete cuidar dela. A princípio as coisas parecem bem difíceis para Kyla, ela tem que aprender como fazer as atividades do dia a dia, ela precisa se acostumar a andar sem perder o equilíbrio, a correr, arrumar sua cama, lavar louça e etc. Entretanto ser um reiniciado significa que agora ela carrega um nivo consigo, e você se pergunta o que é um nivo. Um nivo é uma espécie de aparelho que controla as emoções e os pensamentos de Kyla, ele oscila entre 1 e 10, dez é a completa felicidade e quando o nível chega a 3 significa que ela esta próxima a desmaiar. Claro que há modos de controlas o Nivo, mas para isso ela deve manter suas emoções sobre controle.
Na escola as coisas parecem ir de mal a pior, muitas pessoas não gostam de Reiniciados e fazem questão de mostrar todo esse ódio. Sem deixar de mencionar que as pessoas a tratam como uma criança, que não pode nem mesmo responder por si só. Seus passos na escola são vigiados e seus horários controlados por outras pessoas. A sua única alegria é poder correr todos os dias ao lado de Ben, um reiniciado muito interessante, simpático, prestativo e sedutor que esta prestes a conquistar o coração de Kyla. Mas Ben tem outros planos para sua vida.
Além disso, Kyla não deveria se lembrar de nada do seu passado, mas ela tem pesadelos constantes com cenas que são, aparentemente, pertencentes ao seu passado. Seu nivo também parece não funcionar como o dos outros reiniciados. As coisas começam a piorar quando pessoas, sem praticar nenhum crime aparente, passam a serem levadas pelos Lodeiros - Agentes da Lei e da ordem, responsáveis por evitar uma nova revolução ou ataque dos TGA, terroristas - para serem Reiniciados, exterminados ou quem sabe outro destino.
Estou até agora estarrecida pelo enredo de Reiniciados, completamente encantada com a narrativa da autora. Acho que foi uma das minhas leituras mais rápidas nos últimos meses, praticamente devorei o livro. Todo o ambiente criado por Teri é surreal, um lugar onde todos são controlados, em que um simples desvio de sua rotina, pode causar um dano irreversível. Seres humanos totalmente alienados realizando tarefas que por eles são esperadas, trabalhar, estudar e ter uma boa vida. Quanto aos Reiniciados, se tornam pessoas totalmente inofensivas, para não dizer adestradas.
Achei fantástico o modo como o livro realmente destinou o seu foco para a distopia, não sobrando espaço para mimimi de romances. Por favor, entendam, não estou falando que não tem casais formados ao longo da narrativa. Entretanto esse não é o foco principal, tanto é, que eu nem senti tanto fervor assim pelo casal, fiquei cada vez mais interessada em descobrir a origem do grupo terrorista e a origem dos conflitos que geraram todo esse controle que o governo exerce em face da população.
Os personagens são amplamente cativantes e antes da página setenta eu já amava ou odiava praticamente todos. Um personagem que realmente me surpreendeu foi a mãe de Kyla, a senhora Davis. Ela começa a trama como uma personagem intragável e aos poucos eu já não posso imaginar a história sem ela.
A capa é algo de outro mundo, só quem teve a oportunidade de ter o livro em mãos sabe o que eu estou dizendo, a editora fez um ótimo trabalho de design misturando texturas foscas com envernizadas e misturando o preto e branco com o verde marcante dos olhos de Kyla.
Só posso dizer que estou ansiosíssima pelo lançamento do segundo livro e por conhecer o restante dessa historia que tenho certeza ficará cada vez melhor.
Retirada do blog Lendo & Esmaltando! Não autorizo a reprodução do mesmo.