Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas3
    • Leitores176
    • Similares3
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Introdução à Psicologia Fenomenológica - A nova psicologia de Edmund Husserl

    Antonio Gomes Penna

    Paulus
    2008
    256 páginas
    8h 32m
    ISBN-14: 978-8534929042
    Português Brasileiro
    4
    20 avaliações
    Leram32Lendo18Querem117Relendo0Abandonos9Resenhas3
    Favoritos1Desejados117Avaliaram20

    Poder observar e acompanhar o desenvolvimento intelectual e profissional de um jovem talento é um raro privilégio. Foi o que me aconteceu em relação a Tommy Akira Goto, durante estes últimos doze anos, em que temos compartilhado nosso mútuo interesse pelos estudos filosóficos e suas relações com a psicologia fenomenológico-existencial. Desde os primeiros contatos com ele, pude apreciar que estava dotado de um excepcional interesse pelas questões centrais suscitadas e elaboradas por E. Husserl e pelas maiores figuras do pensamento fenomenológico-existencial. Ele logo entendeu que uma das melhores vias de acesso aos temas centrais da psicologia era o método desenhado pelo pensador alemão. Também estava ciente de que a notória confusão que distinguia os mais variados enfoques sobre os temas vertebrais da psicologia derivavam do desconhecimento dos princípios básicos estabelecidos pela fenomenologia. A aplicação adequada desses princípios nos abre uma perspectiva extraordinária na abordagem e na compreensão dos fenômenos psicológicos e existenciais. Nesta obra, cuja proposta é esclarecer a psicologia fenomenológica de E. Husserl, seu intuito decidido é superar a fase de introdução geral das ideias psicológicas de Husserl, que se resumem normalmente nas páginas finais das relações existentes entre fenomenologia e psicologia. Aqui se deixa de lado a tendência de muitos estudos sobre esse assunto para examinar na própria obra do filósofo sua efetiva contribuição à psicologia. Ainda, o autor mostra como Husserl vai construindo em seu pensamento os pressupostos fundamentais, ora aos conceitos relativos ao mundo da vida, ora ao concreto vivido dos conceitos. Porque o que se destaca é justamente este entrelaçamento entre a vida cotidiana e a sua configuração na subjetividade como parte constitutiva do ser-no-mundo. Estou certo de que os estudiosos da psicologia vão encontrar nesta obra uma referência obrigatória para suas pesquisas. – Prof. Emilio Romero Psicólogo clínico

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover

    Similares (3)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (3)Ver mais
    Tatiana Fonseca Linhares  picture
    Tatiana Fonseca Linhares 27/06/2022Resenhou um livro
    4.5 (Muito bom)

    Um livro para estudo muito bom e muito completo. Aprendi bastante com ele e acredito que a linguagem seja bastante clara e fácil de se acompanhar. Gostei muito da leitura.

    5 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 20
    • 5 estrelas25%
    • 4 estrelas45%
    • 3 estrelas25%
    • 2 estrelas5%
    • 1 estrelas0%
    Antonio Gomes Penna profile picture

    Antonio Gomes Penna

    Um dos mais representativos teóricos e professores de Psicologia no Rio de Janeiro é Antonio Gomes Penna. O Desempenho do professor Penna foi muito importante em 1964, na organização e instalação do Curso de Psicologia da Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse trabalho, obteve a prestimosa colaboração de seu colega Eliezer Schneider, de saudosa memória. O professor Penna tamém participou da implantação do curso de Psicologia da antiga Universidade do Estado da Guanabara, cuja denominação atual é Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

    12 Livros
    4 Seguidores
    Rio de Janeiro, Brasil

    Antonio Gomes Penna