Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas969
    • Leitores20293
    • Similares4
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaqueCadastro de livrosCadastro de autores

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Garota, interrompida - Girl, interrupted

    Susanna Kaysen

    Única
    2013
    188 páginas
    6h 16m
    ISBN-13: 9788573128628
    Português Brasileiro
    3.9
    7858 avaliações
    Leram11191Lendo543Querem8307Relendo22Abandonos230Resenhas969
    Favoritos1003Desejados8307Avaliaram7858

    NÃO SABER O QUE QUER SER NÃO É UMA OPÇÃO. Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Kaysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era algo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade. Garotas marcadas pela sociedade, excluídas, consideradas insanas, doentes e descartadas logo no início da vida adulta. Polly, Georgina, Daisy e Lisa. Estão todas ali. O que é a sanidade? Garotas interrompidas. Um relato pessoal, intenso e brutal que nos faz refletir sobre nosso papel na sociedade. Garota, interrompida é uma leitura obrigatória, que inspirou o filme homônimo sucesso de bilheteria que concedeu a Angelina Jolie seu papel mais importante e o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (4)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (969)Ver mais
    Régis Maz picture
    Régis Maz31/10/2022Resenhou um livro
    3 (Bom)

    Arranhando apenas a superfície de sua própria história¿

    "AS PESSOAS ME PERGUNTAM: como foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá." Essa é a primeira frase do livro, e assim Susana inicia seu relato dos dois anos que se viu confinada em um hospital psiquiátrico em Massachusetts. O livro alterna entre o convívio de Susana com as outras garotas no hospital psiquiátrico e seus pensamentos a respeito do que a levou até ali, seu diagnóstico e sua vida pós-internação. Garota interrompida é um livro com contornos autobiográficos, que exemplifica bem determinados diagnósticos dados para mulheres no passado. É uma boa leitura, entretanto, eu já havia assistido a adaptação, e é quase impossível não fazer comparação do livro com o filme. O livro deixou a desejar em mostrar emoção e coesão narrativa entre o que acontecia no hospital e o que acontecia internamente com a Susana. Consegui ter vislumbres da grandeza dos acontecimentos dentro das paredes do hospital, mas a autora nunca satisfaz a curiosidade que desperta. Ela consegue apenas arranhar a superfície, já o filme satisfaz de maneira primorosa toda a curiosidade que desperta no espectador. Talvez seja injusto fazer essa comparação, mas pela primeira vez senti que a obra de origem não acrescentou nada ao que eu já conhecia da história. Me emocionei muito no começo do livro enquanto as pacientes e colegas de confinamento de Susana eram apresentadas, mas logo depois tudo fica meio turvo e a história não volta a engatar como no início. Daria tudo para que tivesse tido um aprofundamento maior na personalidade das garotas e até mesmo na da própria Susana, que nos é apresentada de forma meio rasa. Contudo, foi uma boa leitura, apesar dos pontos que evidenciei, mas recomendo que seja feita antes de se assistir ao filme (nessa ordem, creio eu, o relato ficará mais completo na mente do leitor).

    142 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 7858
    • 5 estrelas27%
    • 4 estrelas37%
    • 3 estrelas29%
    • 2 estrelas7%
    • 1 estrelas1%
    Susanna Kaysen profile picture

    Susanna Kaysen

    Susanna Kaysen (Cambridge, Massachusetts, 11 de novembro de 1948) é uma escritora norte-americana, melhor conhecida por ser a autora do livro de memórias "Girl, Interrupted". Nessa obra, Kaysen relata suas experiências em um hospital psiquiátrico, na década de 1960. Adaptação feita para o cinema em 1999, interpretada pela atriz Winona Ryder. Susanna Kaysen nasceu e viveu em Cambridge, Massachusetts. Filha de Annette Neutra Kaysen e do economista Carl Kaysen[1], ex-professor de Harvard e MIT; e ex-assessor do presidente John F. Kennedy[2].Também viveu certo tempo em Ilhas Feroe, onde conta tais vivências no romance Far Afield. Kaysen frequentou Commonwealth School em Boston, e a Cambridge School antes de ser mandada para Hospital McLean em 1967 para submeter-se ao tratamento psicoterápico para depressão. E lá, foi diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe. Liberada depois de dezoito meses. Mais tarde, chama esta experiência em seu livro de memórias 1993 "Girl, Interrupted". E em 1999, ocorre a adaptação para o cinema, retratada por Winona Ryder .

    6 Livros
    14 Seguidores
    Massachusetts, Estados Unidos

    Susanna Kaysen