Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas4
    • Leitores26
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    B -

    Ricardo Labuto Gondim

    Baluarte
    2013
    176 páginas
    5h 52m
    ISBN-13: 9788566031171
    Português Brasileiro
    4.3
    10 avaliações
    Leram13Lendo0Querem13Relendo0Abandonos0Resenhas4
    Favoritos0Desejados13Avaliaram10

    Guanabara, 1950. Um detetive implacável. O presidente autoritário simpático à causa nazista. Oficiais da SS infiltrados no Brasil. Assassinos da ODESSA. Corrupção. Mulheres irresistíveis e outras catástrofes naturais. “B”, de Ricardo Labuto Gondim, autor de “Deus no Labirinto” (aqui). Realidade e ficção tão misturadas que você não sabe onde começa uma e termina a outra – como em um telejornal. Divertido como todo filme B. Instigante como todo filme B. Bem escrito como um ou outro filme B:

    Resenhas (4)Ver mais
    Leila de Carvalho e Gonçalves  picture
    Leila de Carvalho e Gonçalves 03/04/2020Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    B De Quê?

    Romênia, 1950. Numa noite fria e chuvosa, Blasko de Lugos, Barão da Valáquia, consegue escapar de uma cela de segurança máxima no Asilo Segrob graças à intervenção da Odessa. Encarcerado desde o final da Segunda Guerra por sua estreita ligação com o Nazismo, o nobre é um cientista genial e sem escrúpulos, conhecido por usar cobaias humanas em suas pesquisas genéticas, portanto não é absurdo especular que algum plano diabólico esteja em andamento. O mais preocupante para nós, brasileiros, é que Blasko tenha sido enviado para o nosso país, já que a América do Sul tornou-se o refúgio ideal para criminosos de guerra graças ao apoio velado de alguns governantes, como Eurico Gaspar Dutra. A propósito, não é novidade que, quando ministro de Getúlio Vargas, ele sempre pressionou o ex-presidente a formar uma aliança com o Terceiro Reich. Essa é a sinopse de B, de Ricardo Labuto Gondim. Flertando com o terror e a ficção científica, trata-se de um thriller de mistério ? ou um romance noir tupiniquim ? que faz uma justa homenagem às pulp fictions e aos filmes B da Era de Ouro de Hollywood. Por sinal, a maioria desses filmes era em branco e preto e o texto apropriadamente não faz menção a qualquer cor. Quanto ao título, ele foi escolhido a dedo, pois a letra B também reporta a Blaskos e ao Brasil, contribuindo para a ideia que a arte imita a vida, pois pelo menos três oficiais da SS ? Gustav Wagner, Franz Stangl e Joseph Mengele, ?O Anjo da Morte? ? fugiram para o nosso país após a derrota de Hitler. Sinteticamente, B aborda fatos graves de forma leve por meio de uma prosa bem azeitada, coalhada de advérbios, estilo comum às pulp fictions. Aliás, também estão presentes uma série de clichês que contemplam também os fomes B, estratagema que garante um tom satírico e saudoso que delicia os amantes do gênero. Em paralelo, o livro também possui uma trama bem amarrada, recheada de suspense, que se encaminha para um desfecho apoteótico e factível num país corrupto desde priscas eras. Outro ponto alto é seu protagonista, o detetive Pedro Ribeiro Pinto ou Dick como prefere ser chamado. Cinico, canastrão, mulherengo e irresistível, ele conta com a perspicácia e uma boa dose de sorte para escapar de situações difíceis como naquela vez que... Se ficou curioso, não perca tempo. Li de fio a pavio numa sentada e espero que o Ricardo reserve outras histórias para o Dick.

    9 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.3 / 10
    • 5 estrelas50%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas10%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Ricardo Labuto Gondim  profile picture

    Ricardo Labuto Gondim

    Ricardo Labuto Gondim nasceu no Rio de Janeiro em 1966. Formado em teologia, é roteirista, professor universitário, ensaísta, crítico de cinema e música clássica. Em 2012 publicou o volume de contos "Deus no Labirinto". No ano seguinte, lançou seu romance policial "B". Participou com contos da antologia "O Último Livro do Fim" e "O livro do Medo".

    4 Livros
    6 Seguidores
    Rio de Janeiro , Brasil

    Ricardo Labuto Gondim