Mais um livro do meu querido Josue Montello.
Este, seu primeiro romance.
Tudo começa no Centro de São Luís, nas redondezas da Praça da Alegria e no colégio religiooso Santa Teresa, onde estuda Benzinho. Uma jovem linda, mas ingenua, que cai na lábia de um rapaz e ai já viu ne?
Para não ser o ponto das fofocas do centro, sua familia se muda para o Anil. Hoje, bairro reconhecido der São Luís, era tratado como "fora da cidade", ainda com sua paisagem campestre, de casebres em sítios, estradas de terra e vida calma. Ligada pelo bonde que levava dali até a cidade, São Luís.
a história toda se passa em torno de Benzinho, e muitas vezes de sua mãe, que com todo o orgulho do mundo, faz de tudo pela felicidade da filha, mesmo que ela nao retribua, escondendo a todo custo quem lhe fez "mal".
Há ainda o irmão de Benzinho. que quer vingar a honra da irmã mas nao consegue pelo segredo que ela guarda.
é um romance sólido, que sabe bem onde quer chegar, com personagens do Anil que nos cativa a cada aparição, seja ela feliz ou triste, e que logo nos faz sentir que estamos em casa, em nosso bairro.
Eu amei essa história. Eu amo a escrita de Montello. Ela contagia, envolve, e quando achamos que está tudo em ordem, ele nos dá uma rasteira que nos faz repensar toda a narrativa apresentada até ali.
Eu como urbanista, adoro sempre a ambientação de seus livros. São lugares reais de São Luís, e aqui tambem do bairro do Anil, hoje já populoso e totalmente integrado à cidade que nasci e habito. Prometo que em breve farei algum trabalho de desenvolvimento urbano só dos livros de Montello. Seria um arraso? (alô, mestrado)
Foi uma delícia fofocar e compartilhar de mais esta obra de Montello. Que venha mais!
DLL23: Livro de Romance