Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas52
    • Leitores2336
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    As Afinidades Eletivas -

    Goethe

    Nova Alexandria
    2008
    232 páginas
    7h 44m
    ISBN-13: 9788574921747
    Português Brasileiro
    3.9
    541 avaliações
    Leram887Lendo93Querem1320Relendo0Abandonos36Resenhas52
    Favoritos18Desejados1320Avaliaram541

    Antecipando as comemorações de 200 anos de publicação do romance "As Afinidades Eletivas", temos o lançamento, em edição especial, já de acordo com a reforma ortográfica, desta que é uma das obras fundamentais de Johann Wolfgang Goethe. Com tradução de Erlon Paschoal, "As afinidades eletiva"s permanece como um sucesso junto ao público leitor e uma referência para os estudiosos de literatura. Publicada em 1809, esta obra, segundo o crítico Otto Maria Carpeaux, é "um dos primeiros romances psicológicos da literatura européia". Sem dúvida, é também o que melhor traduz a impossibilidade de solução para os conflitos entre a moral e os sentimentos. Um triunfo do maior nome da literatura alemã, onde a arte alcança a melhor representação dos sentimentos e da vontade humana.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (52)Ver mais
    Valério Santos Teixeira picture
    Valério Santos Teixeira25/08/2016Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Primoroso

    Considero favoritos apenas em torno de 10% dos livros que leio. Mesmo dando preferência aos grandes clássicos aclamados mundial e historicamente. Assim, acredito destacar os destaques entre os destaques. E é isso que torna tão difícil demonstrar a grandiosidade de "As afinidades eletivas". Goethe não apenas descreve um carregado drama com cores sinistras e comoventes. Tempera o livro com insights e observações da natureza humana com a destreza que lhe é peculiar (já bem demonstrado em "Fausto" e "Os sofrimentos do jovem Werther"). A tragédia, e sua atratividade indiscutível nos seres humanos está presente. Mas, até a última linha, torcemos pelo bom desenlace. Entretanto, durante a leitura, me vi dividido entre sentimentos contrapostos. Semelhante ao que ocorre em nossa vida, valores antagônicos colidem: virtude, necessidade, costumes, moral, destino, fé. Um livro que foi considerado à frente de seu tempo. E que acredito ainda estar à frente do nosso tempo. A percepção de Goethe da índole de nossa espécie, a sutileza ao descrever o que nos move e muitas vezes mal nos damos conta, é surpreendente. Em determinado trecho (página 46), há uma brilhante metáfora entre o que acontece nas relações amorosas e em alterações químicas na estrutura da cal, gerando as chamadas "afinidades eletivas", título do livro. A partir daí, segue-se uma discussão que discorre quanto à motivação no desfazimento e criação de relações: Necessidade? Vontade? Destino? Inevitabilidade? Ou apenas um fenômeno ocasional? Alguns breves trechos dignos de nota: "A conduta é um espelho no qual cada um reflete a sua imagem" "Ninguém é mais escravo do que aquele que se considera livre sem sê-lo" "Enquanto a vida nos arrasta, acreditamos estar agindo por nós mesmos, escolhendo nossas ocupações e divertimentos, mas, na verdade, se olharmos bem, estamos sendo obrigados apenas a seguir os planos e as tendências da época". Tão verdade. Fazemos realmente o que queremos, o que planejamos e como planejamos? Planejamos mesmo estar onde estamos, ou foi tudo decorrência de uma série de eventos autônomos, permeados por uma ou outra ação de nossa iniciativa, apenas para nos moldarmos às circunstâncias e oportunidades que se apresentaram? O que estamos buscando? Será que buscamos algo, ou só vivemos um dia após o outro? Seria a vida mesmo apenas nascer crescer, procriar e morrer? Há ainda diversos trechos relevantes que, se fosse transcrevê-los todos, talvez reproduziria o livro. Recomendo com afinco a leitura. Pois, além de todo o conteúdo filosófico, há também uma história linda, trágica e bela como substância elementar. Que você também possa se emocionar e elevar seu espírito com este forte livro.

    35 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.9 / 541
    • 5 estrelas30%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas28%
    • 2 estrelas7%
    • 1 estrelas2%
    Johann Wolfgang von Goethe  profile picture

    Johann Wolfgang von Goethe

    Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de Agosto de 1749 — Weimar, 22 de Março de 1832) foi um escritor alemão e pensador que também incursionou pelo campo da ciência. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã[1] e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang. De sua vasta produção fazem parte: romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. Além disso, sua correspondência epistolar com pensadores e personalidades da época é grande fonte de pesquisa e análise de seu pensamento. Através do romance Os sofrimentos do jovem Werther, Goethe tornou-se famoso em toda a Europa no ano de 1774. Mais tarde, com o amadurecimento de sua produção literária, e influenciado pelo também escritor alemão Friedrich Schiller, Goethe se tornou o mais importante autor do Classicismo de Weimar. Goethe é até hoje considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.

    127 Livros
    805 Seguidores
    Frankfurt am Main, Alemanha

    Johann Wolfgang von Goethe