O mesmo é um romance antigo, se passa na França e tem alguns personagens principais: O tenente Wilfred Berg, sua amada Céleste-Marie, o soldado Lulu e também François-Armand e Sylvie.
Inicialmente, tudo se encontra bem na localidade, onde os mesmos viviam as voltas de lutas de território, treinamentos, encontros amorosos e todas as suas questões e consequências, principalmente entre Berg e Céleste e François e Sylvie.
Tudo estava indo bem na sociedade pariense, até os comentários sobre as tais mesas girantes fazerem parte dos assuntos dos indivíduos e, assim, se misturando com as fofocas dos bailes e afins. E a partir de então, o leitor passa a acompanhar os primeiros passos da descoberta da mediunidade, inicialmente junto com Céleste-Marie.
Com isso, as questões da sociedade, particulares dos envolvidos e o início da Espiritualidade vão se misturando ao longo da narrativa. Alguns fatos trágicos, porém, importantes depois acontecem como o desencarne de Sylvie.
Após, o livro mostra o avanço do Espiritismo tanto na cidade quanto nos estudos. Se antes Se Não Te Amasse Tanto Assim comentava mais sobre os temas da sociedade, lutas e questões amorosas, passa a discorrer sobre as reuniões mediúnicas e suas comunicações. E isso muito se deve a François-Armand que vai em busca de algum consolo para a perda da sua amada.
Ao mesmo tempo, temos um Allan Kardec convivendo com os demais e ministrando com muita sabedoria as reuniões mediúnicas. Se não tivesse nome, poderia dizer que era Chico Xavier desempenhando o mesmo papel.
O livro também comenta sobre o surgimento da Sociedade Pariense de Estudos Espíritas e coloca algumas comunicações importantes para o leitor observar. Além disso, é possível continuar acompanhando os personagens ainda encarnados e suas vidas modificadas por causa do surgimento do Espiritismo e da espiritualidade como um todo.
O texto é de fácil entendimento e a leitura começa truncada, depois flui e se torna envolvente de não querer parar de ler. E foi de uma grande surpresa ler um romance neste estilo. Espera uma história de um casal que se forma, separa-se e só vai se encontrar no mundo espiritual e me deparo com o surgimento, inloco e na prática, do Espiritismo tendo um fundo romântico de certa forma. Maravilhoso!