Terminei de ler o livro há uma semana, mas estava ainda digerindo as informações. É um livro cheio de detalhes, eu diria que até meio repetitivo, mesmo assim me prendeu e eu li em dois dias.
Jamie (Jim) é um menino inglês que vive na China em 1941 com seus pais que tem boas condições financeiras. Em um dia normal em que Jim ia à escola o Japão invade a China, no ataque japonês uma verdadeira multidão corre pelas ruas e Jamie acaba ficando separado de seus pais tragicamente.
A partir desse momento ele luta sozinho para sobreviver enquanto busca os pais o tempo todo. Não teve um dia se quer que ele não falou dos pais.
Jim, com seu conhecimento sobre todos os tipos de avião impressiona, assim como o respeito que ele tem pelos pilotos que é contagiante.
Tem os momentos que Jim admira os americanos, mas fica com raiva dos conterrâneos britânicos, os americanos namoricam só sentados reclamando e lembrando de tempos passados, pensam no futuro, diferente dos britânicos. Só que Jim não percebe a maldade das pessoas, os americanos só estão interessados em explorar os semelhantes, eu diria levar a melhor e em seu alojamento um parece querer ser melhor do que o outro para conseguir regalias.
O início e o fim do livro são bem parecidos, com Jim em sua casa em Amherst, só que agora o final nos indica o fim de um ciclo que ele passou assim como a do início nos indica o início do ciclo de vida das pessoas com a entrada do Japão na China.