Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas10
    • Leitores600
    • Similares6
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Uma História Social do Conhecimento - De Gutenberg a Diderot

    Peter Burke

    Jorge Zahar
    2003
    244 páginas
    8h 8m
    ISBN-10: 8571107114
    Português Brasileiro
    4.2
    109 avaliações
    Leram202Lendo39Querem350Relendo2Abandonos7Resenhas10
    Favoritos18Desejados350Avaliaram109

    “Conhecimento” e ”informação” atualmente são termos indissociáveis das denominações para a economia, a sociedade e a era em que vivemos. O conhecimento tornou-se ainda uma questão política de importância, centrada no caráter público ou privado da informação, e de sua natureza mercantil ou social. Mas apesar de a grande expansão de meios disseminadores de conhecimento ser a marca dos tempos atuais, a mercantilização da informação não é uma exclusividade de nossa época. No século XVII, por exemplo, era comum ensinar por dinheiro nas escolas e universidades ou em palestras públicas, e durante a Revolução Científica, a propriedade intelectual das descobertas gerava ásperas disputas. Nesse novo livro, Peter Burke acompanha a história do conhecimento, a evolução nas formas de sua distribuição e disseminação, o controle pela Igreja e pelo Estado, sua comercialização e a organização de centros de conhecimento, analisando ainda estudos de sociologia do conhecimento, que começaram a tomar forma no início do século XX. O livro é baseado em consultas aos primeiros textos da Idade Moderna feitas ao longo de quarenta anos e fruto de conferências e seminários apresentados pelo historiador em países da Europa, Ásia e América do Sul. (site JZE)

    Similares (6)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (10)Ver mais
    [+] Leitura Social Club. picture
    [+] Leitura Social Club.08/08/2020Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Uma história social do conhecimento I

    Uma história social do conhecimento I: De Gutenberg a Diderot - Peter Burke Tenho feito essa leitura devido sua ênfase na questão sociológica na história do conhecimento, tendo abordagem do processo de informação em suas variadas formas, e com fragmentos de estudos elaborados pelos principais nomes da área sociológica. Um bom livro que corresponde minhas expectativas, trata-se do entendimento na construção de divulgação em seus diversos meios de comunicação desde os métodos rudimentares até o que temos como conhecimento de recursos tecnológicos com seus apelos globais. Uma história social do conhecimento são constituídos em dois volumes, quando fiz aquisição obra de Peter Burke, achei melhor adquirir também o segundo volume. Esses livros já tem um bom tempo na minha estante, esperando para serem lidos, só agora estou disposto, acredito também que devido essa pandemia vou ter condições de ler essas obras literárias. O isolamento social está oferecendo essa possibilidade de leitura dos livros comprados e esquecidos na estante.

    9 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 109
    • 5 estrelas38%
    • 4 estrelas39%
    • 3 estrelas22%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas2%
    Peter Burke profile picture

    Peter Burke

    Influente historiador cultural e professor emérito de Cambridge. Especialista em Idade Moderna europeia, enfatiza em suas análises a relevância dos aspectos socioculturais. É casado com a brasileira também historiadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke.

    38 Livros
    96 Seguidores

    Peter Burke