Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas4
    • Leitores366
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Como se defender de manipuladores -

    Yves-Alexandre Thalmann

    Sextante
    2014
    128 páginas
    4h 16m
    ISBN-13: 9788543100197
    Português Brasileiro
    3.5
    79 avaliações
    Leram131Lendo14Querem215Relendo1Abandonos5Resenhas4
    Favoritos4Desejados215Avaliaram79

    Você já entrou numa loja para comprar um DVD e saiu de lá com uma TV 40 polegadas? Aceitou passar um fim de semana na praia apesar de odiar tomar sol? Todos nós somos vítimas de manipulações no dia a dia e muitas vezes nem nos damos conta. Seja em casa, no trabalho, entre amigos ou mesmo nos momentos de lazer, somos sutilmente “forçados” a fazer coisas que não queremos por causa da insistência, da chantagem emocional ou da pressão de outras pessoas. Neste livro, Yves-Alexandre Thalmann vai ajudar você a identificar as estratégias de manipulação mais comuns e a se defender daqueles que tentam influenciar suas decisões. Com explicações simples e exemplos variados, o autor apresenta as ferramentas de comunicação necessárias para você enfrentar as tentativas de controle e mostra como essa postura pode melhorar suas relações interpessoais. Conheça alguns dos principais tipos de manipulação: • A culpabilização: O manipulador tenta colocar na vítima a culpa por seus atos ou por seu estado. Exemplo: “Se eu arrumei uma amante, a culpa é sua. Você nunca tentou me agradar!” • A pressão: Por meio da insistência e do exagero, o manipulador tenta obter o que deseja: “Você tem que me ajudar, é uma questão de vida ou morte!” • A simpatia: Pelo uso da afinidade e do bom humor, o manipulador simula intimidade com a vítima para conquistar sua confiança: “Vou fazer esse desconto só porque é para você.” • A adulação: Usa-se o elogio para forçar o alvo a ceder: “Você é o melhor. Tenho certeza de que poderá me ajudar com a maior facilidade.” • A ameaça: O manipulador chama a atenção da vítima para as consequências negativas de não ceder às suas exigências: “Você sabe, eu tenho amigos influentes...”

    Resenhas (4)Ver mais
    Isabela Belli Kraus picture
    Isabela Belli Kraus06/03/2014Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    O livro tem apenas 126 páginas, e é escrito numa linguagem simples o que torna a leitura rápida e fluente. É dividido em três capítulos + conclusão. E o autor divide a manipulação em 21 categorias (acho que posso chamar assim), que são apresentadas no primeiro capítulo. Resolvi comprar o livro logo que foi lançado por motivos pessoais. E já nas primeiras descrições de formas de manipulação, é possível notar características de pessoas que conhecemos. Algumas são possíveis até de nos identificarmos. No início do livro, mais especificamente nas partes que identifiquei atitudes minhas e de pessoas muito próximas, pensei que talvez fosse um pouco forçada determinadas descrições. No entanto, com o avançar da leitura, o próprio autor diz “[...] fica evidente que todos nós praticamos a manipulação. Ela não é atributo de narcisistas perversos ou de indivíduos demasiado espertos. Ao contrário, ela diz respeito a todos nós [...]”. (grifo do autor). E assim, vi que foi um pensamento equivocado. Assim, como ele descreve todos os tipos de manipulação, com seus respectivos exemplos, o autor também demonstra formas para se defender de tais atos. Pois, a manipulação, de acordo com o autor “é a maneira particular de comunicação. Em outras palavras, exige-se no mínimo duas pessoas para que a manipulação possa funcionar.”. É um livro que vale a pena a leitura, e com certeza muita gente encontrará traços de pessoas conhecidas, até mesmo seus, nas descrições feitas pelo autor.

    5 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.5 / 79
    • 5 estrelas22%
    • 4 estrelas22%
    • 3 estrelas34%
    • 2 estrelas18%
    • 1 estrelas5%
    Yves-Alexandre Thalmann profile picture

    Yves-Alexandre Thalmann

    Psicólogo e especialista em desenvolvimento pessoal. É autor de 12 livros e exerce as funções de professor e psicólogo clínico na França e na Suíça.

    10 Livros
    2 Seguidores

    Yves-Alexandre Thalmann