Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas2
    • Leitores235
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Ensaios de Teodiceia Sobre a Bondade de Deus, a Liberdade do Homem e a Origem do Mal -

    Gottfried Wilhelm von Leibniz

    ESTAÇAO LIBERDADE
    2013
    488 páginas
    16h 16m
    ISBN-13: 9788574482217
    Português Brasileiro
    4.2
    15 avaliações
    Leram26Lendo15Querem193Relendo1Abandonos0Resenhas2
    Favoritos4Desejados193Avaliaram15

    Como não atribuir a Deus a responsabilidade por tudo que acontece de mal no mundo? Segundo Leibniz, essa é uma das questões que lançam em uma espécie de labirinto aqueles que adotaram a fé cristã e não conseguem situar a suposta existência do livre-arbítrio em um mundo governado por uma entidade que tudo sabe e tudo vê. Traduzidos a partir do texto original francês, publicado pela primeira vez em 1710, os 'Ensaios de Teodiceia' constituem um dos panoramas mais precisos de todo o sistema leibniziano, ao buscar determinar os vários caminhos desse labirinto e fornecer o 'fio de Ariadne' para que se encontre, enfim, sua saída. Fruto da obra de um filósofo que contava com mais de 60 anos à época de sua elaboração, estes ensaios apresentam uma impressionante enumeração de argumentos sobre a 'doutrina da justiça divina' - partindo da história da conformação entre fé e razão e chegando à crítica aos tratados de Hobbes sobre a liberdade humana -, examinados com a minúcia de um autor reconhecido por suas fundamentais contribuições para a história da matemática e da lógica.

    Resenhas (2)Ver mais
    Filino Carvalho Neto picture
    Filino Carvalho Neto23/07/2021Resenhou um livro
    0

    Excelente panorama da filosofia de Leibniz

    Esses "Ensaios" fornecem ao leitor um ótimo quadro do pensamento filosófico de Leibniz no que diz respeito a um dos temas mais caros para esse autor: que este é o melhor dos mundos possíveis. Tal argumento dá vazão a reflexões acerca de temas intimamente ligados a esse assunto, a exemplo do mal e do livre-arbítrio. O raciocínio de Leibniz é intrincado, mas não difícil de se entender: a prosa é compreensível na maior parte do livro (torna-se maçante para quem não é da área de filosofia em apenas uns poucos momentos, quando trata do problema do futuro e da necessidade, por exemplo). O autor busca demonstrar que, através do Seu entendimento, Deus concebe uma pluralidade de mundos possíveis, e sendo bom, não teria como não escolher o melhor dentre eles. E pelo seu poder, deu origem a esse mundo. O mal que julgamos enxergar na criação, em seus três tipos (metafísico, físico e moral), em última instância coadunam-se perfeitamente com a harmonia preestabelecida - eles são necessários para o bem maior que compõe todo o quadro. E levanta diversos questionamentos acerca das concepções mais corriqueiras acerca da existência do mal, apresentando quanto a isso respostas igualmente simples. Pode-se considerar essa obra, em grande parte, um diálogo com outro pensador (Pierre Bayle), por quem Leibniz nutre admiração, mas contra quem não deixa de dirigir críticas até um pouco ácidas, em algumas passagens. Diversos teólogos e filósofos são citados no decorrer do texto - e as centenas de notas de rodapé, que acompanham a edição, esclarecem sobremaneira acerca desses personagens. Ao final, como apêndice, três textos ajudam a sedimentar ainda mais a compreensão do leitor a respeito dessa obra e da filosofia de Leibniz. Um livro importantíssimo.

    7 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.2 / 15
    • 5 estrelas47%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas20%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Gottfried Wilhelm von Leibniz profile picture

    Gottfried Wilhelm von Leibniz

    Leibniz foi um filósofo, cientista, matemático,advogado, diplomata, bibliotecário alemão e um dos grão-mestres da Ordem dos Illuminati Pitagóricos. Possuia uma rivalidade enorme com Newton. Foi considerado pelo autor Mike Hockney como "O último que sabia de tudo" devido sua genialidade nos campos da religião, política, história, literatura, lógica, metafísica, filosofia e matemática.

    22 Livros
    29 Seguidores
    Saxônia, Alemanha

    Gottfried Wilhelm von Leibniz