Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas25
    • Leitores1317
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Liberdade crônica -

    Martha Medeiros

    L&PM
    2014
    256 páginas
    8h 32m
    ISBN-13: 9788525431547
    Português Brasileiro
    4.1
    442 avaliações
    Leram841Lendo51Querem410Relendo0Abandonos15Resenhas25
    Favoritos55Desejados410Avaliaram442

    Quem não quer ser livre? Liberdade, nos nossos dias, é um valor quase inquestionável. Todos querem ter liberdade - de ir e vir, de pensamento, de expressão, de tomar as próprias decisões, de dispor do seu dinheiro, de escolher para que time torcer ou que deus adorar. Mas a liberdade esbarra, é claro, em obstáculos impostos pela vida em sociedade, em família, a dois, e também pela nossa própria, imperfeita e inarredável condição humana. Nessas crônicas sobre "A mulher contemporânea", "Livros, filhos, músicas etc.", "Fé e equilíbrio", "No divã" e "Sociedade" - uma amostra do melhor da produção de 20 anos de carreira como uma das cronistas mais lidas do país -, Martha Medeiros perscruta de forma lapidar como se dá essa procura por liberdade no dia a dia, diante dos outros, diante dos nossos próprios demônios. Graças às suas bem-humoradas e espirituosas reflexões, vemos que a liberdade não é um valor absoluto e que o segredo para bem se usufruir dela está na busca perene por equilíbrio. De quebra, Martha - devoradora de livros, filmes, músicas - comenta conosco várias magistrais concretizações num campo onde de fato o ser humano pode ser irrestritamente livre: a arte.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (25)Ver mais
    Ana. Vicious books picture
    Ana. Vicious books02/08/2023Resenhou um livro
    0

    É realmente uma liberdade ler esse livro

    Não costumo mudar minhas resenhas, mas esta vez, achei importante destacar alguns pontos de livro que acho muito mais do que importante. Todos nós podemos tirar um pouco disso... "[...] Mas acho estranho que ainda hoje a mulher concentre a culpa de tudo o que envolver sexo. " "[...] Se é para refletir sobre o assunto, então sejamos francos: ninguém sabe direito o que é ser mulher." "[...] estaremos sempre em perigo enquanto soubermos tão pouco de nós mesmos." "[...] O simples nunca foi fácil." "[...] certas ocasiões ainda me parecem suficientemente fortes para resistirem intactas na nossa lembrança, e apenas ela." "[...] mesmo histórias bem escritas podem naufragar se forem pretenciosas." "[...] Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhes diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco de sua energia conosco, insistindo." "[..] um coisa puxa a outra: o que é um ser humano senão matéria bruta a ser esculpida?" "[...] Enquanto trabalho com ar de moça séria e ajuizada, minha cabeça parece uma metralhadora giratória, os pensamentos sendo disparados a esmo: [...]" "[...] Peruíce não é falta de gosto, e sim pânico pela proximidade do fim." "[...] A maioria dos nossos tormentos não vem de fora, estão alojados na nossa mente, cravados na nossa memória." "[...] sendo complicados como somos, o simples nos contenta?" "[...] A gente é a soma das nossas decisões." "[...] Analisar-se é aprender a narrar a si mesmo." "[...] quase todos os atos de violência são protagonizados por um arrogante que entra em pânico com a palavra NÃO." "Foras os livros que me deram consciência da amplitude dos sentimentos. Foram os livros que me justificaram como humano. Foram os livros que destruíram um a um meus preconceitos. [...] Foram os livros que me tornaram mais tolerantes com as diferenças."

    14 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4.1 / 442
    • 5 estrelas33%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas21%
    • 2 estrelas5%
    • 1 estrelas1%
    Martha Medeiros profile picture

    Martha Medeiros

    Filha de José Bernardo Barreto de Medeiros e Isabel Mattos de Medeiros, é colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre, e de O Globo, do Rio de Janeiro. Casou-se com o publicitário Luiz Telmo de Oliveira Ramos e tem duas filhas. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, tradicional de Porto Alegre, localizado nos arredores do bairro Moinhos de Vento. Formou-se em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Trabalhou em propaganda e publicidade, mas logo se sentiu frustrada com a carreira. Quando seu marido recebeu uma proposta de trabalho no Chile, decidiu que uma mudança de país seria uma ótima oportunidade para dar um tempo na profissão. Esta estada de nove meses no Chile, na qual passou escrevendo poesia, acabou sendo um divisor de á

    71 Livros
    1.758 Seguidores
    Rio Grande do Sul, Brasil

    Martha Medeiros