Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições0
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas8
    • Leitores267
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Minha vida sem banho -

    Bernardo Ajzenberg

    Rocco
    2014
    192 páginas
    6h 24m
    ISBN-13: 9788532529299
    Português Brasileiro
    3.2
    89 avaliações
    Leram117Lendo6Querem139Relendo1Abandonos4Resenhas8
    Favoritos0Desejados139Avaliaram89

    Finalista do Prêmio Portugal Telecom por Olhos secos (2009), entre outras distinções, Bernardo Ajzenberg conta, em seu sétimo romance, a história de Célio, um homem que, num dia de inverno, resolve não tomar banho por conta do aquecedor quebrado, tampouco nos que se seguem, dando início a um verdadeiro projeto de vida. No romance, o autor retoma temas caros a sua obra, como famílias fragmentadas, hipocrisia, relações afetivas em xeque, solidão, raízes judaicas e a ditadura militar brasileira, e mostra, numa trama contada a três vozes, como as pequenas decisões cotidianas podem ter impactos devastadores na vida de cada um.

    Resenhas (8)Ver mais
    Erica Regiani Aquino picture
    Erica Regiani Aquino12/02/2023Resenhou um livro
    3.5 (Bom)

    Confesso que até a metade do livro a leitura tava meio xoxa, até pensei em desistir, mas foi melhorando a cada capítulo. O personagem principal é o Célio, que trabalha num Instituto (desses que elabora meios de alertar sobre o uso desenfreado da água) e, resolve parar de tomar banho ( logo após um curto circuito queimar a resistência do boiler da casa). Ele faz disso um projeto pessoal e até cria um blog para relatar os avanços de sua vida sem banho. Abandonado pela namorada que vai estudar na Amazônia, ele passa por uma fase bem difícil. A mãe com câncer e o pai numa crise de meia idade. A leitura fluiu para mim a partir da metade do livro, quando os relatos foram se engendrando cada vez mais e tudo começou a fazer sentido. ( narram a história, o Célio, a namorada e o advogado). O passado de sua família é revelado pelo advogado, amigo do pai e amante da mãe. Tudo bem explicadinho. Um livro que fala de amor, amizade, traição, relações familiares e um pouco sobre a ditadura militar. Foi bacana insistir um pouco mais neste livro, que a priori me chamou a atenção pelo título.

    8 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    3.2 / 89
    • 5 estrelas13%
    • 4 estrelas18%
    • 3 estrelas42%
    • 2 estrelas24%
    • 1 estrelas3%
    Bernardo Ajzenberg profile picture

    Bernardo Ajzenberg

    Bernardo Ajzenberg nasceu em São Paulo, em 1959. É escritor, tradutor e jornalista. Como ficcionista, publicou os romances Olhos secos (Rocco, 2009, finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura), Variações Goldman (Rocco, 1998), Goldstein & Camargo (Imago, 1994), Efeito suspensório (Imago, 1993) e Carreiras cortadas (Francisco Alves, 1989). Recebeu em 2003 o prêmio de Ficção do Ano da Academia Brasileira de Letras pelo romance A gaiola de Faraday (Rocco, 2002). O volume de contos Homens com mulheres (Rocco, 2005) foi finalista do prêmio Jabuti.

    10 Livros
    1 Seguidor

    Bernardo Ajzenberg