Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições2
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas65
    • Leitores4954
    • Similares2
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Contos fantásticos do século XIX - Escolhidos por Italo Calvino

    Italo Calvino, Gérard de Nerval

    Companhia das Letras
    2004
    520 páginas
    17h 20m
    ISBN-10: 8535905022
    Português Brasileiro
    4
    1113 avaliações
    Leram1709Lendo336Querem2730Relendo10Abandonos169Resenhas65
    Favoritos99Desejados2730Avaliaram1113

    Histórias de mistério, terror e suspense de 26 autores selecionados por Italo Calvino. A antologia inaugura - ao lado de 47 contos de Isaac Bashevis Singer - uma coleção de livros de contos que irá publicar narrativas curtas de grandes autores da literatura mundial, vertidas para o português por tradutores e escritores brasileiros consagrados. Os Contos fantásticos do século XIX foram selecionados pelo escritor Italo Calvino para uma série da televisão italiana, em 1983. Aqui estão as várias faces do sobrenatural: são histórias de fantasmas e de horror, do onírico, do macabro, do exótico e do misterioso. Os contos foram escritos por 26 autores do século XIX, de tradições literárias as mais diversas: de Hoffmann e Walter Scott a Kipling e H. G. Wells, passando por Gogol, Poe e Andersen, entre outros, além de autores considerados "realistas" famosos, como Balzac, Dickens, Maupassant e Henry James. Todos procuram, atrás da aparência cotidiana dos fatos, um mundo encantado ou infernal que, mais do que assustar o leitor, o deixe perplexo: é verdade ou mentira, sonho ou alucinação? Como diz Calvino na introdução do livro, "o elemento sobrenatural que ocupa o centro desses enredos aparece sempre carregado de sentido, como a irrupção do inconsciente, do reprimido, do esquecido, do que se distanciou de nossa atenção racional. Aí está a modernidade do fantástico e a razão da volta do seu prestígio em nossa época". Além dessa introdução, Calvino faz um breve comentário no início dos contos, sugerindo interpretações e explicando a importância de cada um deles no contexto da literatura fantástica. Autores reunidos em Contos fantásticos do século XIX: Jan Potocki - Joseph von Eichendorff - E. T. A. Hoffmann - Walter Scott - Honoré de Balzac - Philarète Chasles - Gérard de Nerval - Nathaniel Hawthorne - Nikolai V. Gogol - Théophile Gautier - Prosper Mérimée - Joseph Sheridan Le Fanu - Edgar Allan Poe - Hans Christian Andersen - Charles Dickens - Ivan S. Turguêniev - Nikolai S. Leskov - Auguste Villiers de l'Isle-Adam - Guy de Maupassant - Vernon Lee - Ambrose Bierce - Jean Lorrain - Robert Louis Stevenson - Henry James - Rudyard Kipling - Herbert G. Wells.

    Edições (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover

    Similares (2)

    Ver mais
    • book cover
    • book cover
    Resenhas (65)Ver mais
    Régis Maz picture
    Régis Maz03/04/2025Resenhou um livro
    4 (Muito bom)

    Perfeito para ler entre leituras mais densas

    Ganhei Contos Fantásticos do Século XIX e, sem pressa, fui lendo os contos ao longo de quase três meses. Foi um daqueles livros que sempre estavam por perto, perfeito para ler entre leituras mais densas, como um respiro sem perder a profundidade. Cada conto traz uma atmosfera própria, e alguns me marcaram de um jeito especial, tanto que tive que lê-los mais de uma vez. O Homem de Areia, de Hoffmann, me envolveu completamente com seu clima perturbador e a fronteira indefinida entre realidade e loucura. O Fantasma e o Consertador de Ossos foi outra pérola: sombrio, intrigante e carregado daquele mistério irresistível. Já A Sombra, de Andersen, me pegou de surpresa, um conto simples na superfície, mas que esconde algo profundo e inquietante. E O Espanta-Diabo tem uma força narrativa incrível, cheia de folclore e personagens vivos. Poderia citar outros, foram muitos os que gostei, mas parte da magia do livro é justamente ir descobrindo essas pequenas joias ao longo da leitura. Além das histórias em si, o livro tem um charme próprio. As cores da edição são lindíssimas, e a seleção dos contos equilibra bem os diferentes estilos do fantástico. Foi uma experiência ótima, daquelas que deixam saudade quando se chega ao fim. Fiquei muito feliz com este maravilhoso presente! 🥰

    129 curtidas

    Estatísticas

    Avaliações

    4 / 1113
    • 5 estrelas32%
    • 4 estrelas40%
    • 3 estrelas22%
    • 2 estrelas4%
    • 1 estrelas2%
    Italo Calvino profile picture

    Italo Calvino

    Um dos mais importantes escritores italianos do século XX, notadamente conhecido por seu estilo ágil, leve e bem humorado, variando entre os gêneros fantástico, "hiper romance" e jogos lúdicos experimentais. Italo Calvino nasceu nos arredores de Havana (Cuba), a 15 de outubro de 1923. Passou praticamente toda a sua vida em Itália, excetuando os treze anos em que viveu em Paris. Faleceu em Siena, a 19 de setembro de 1985. Estudou em San Remo até aos 20 anos, ingressando então na Resistência contra o fascismo e a ocupação nazi, depois de aderir ao Partido Comunista, que abandonou em 1957. Terminada a Segunda Guerra Mundial, instalou-se em Turim, começando a trabalhar na Einaudi onde desempenhou um importantíssimo papel como consultor literário. Com O Atalho dos Ninhos de Aranha (1947) — a que se seguiu em 1949 Ultimo Viene il Corvo e em 1952 O Visconde Cortado ao Meio, primeiro romance da sua trilogia fantástica Os Nossos Antepassados — deu início a uma brilhante carreira literária que viria a consagrá-lo como um dos maiores escritores italianos do século xx.

    107 Livros
    463 Seguidores

    Italo Calvino