Primeiramente, esse não é um manifesto, um panfleto ou qualquer outra leitura mastigada e de fácil absorção. Adam Smith escreveu um trabalho acadêmico sobre um sistema econômico e como tal, obedeceu certas normas de escrita e absolutamente ignorou as necessidades do leitor leigo, afinal, esse não era o seu público alvo.
A Riqueza das Nações é um estudo econômico direcionada a prática do trabalho e da acumulação de riqueza.
O volume I trata das denifições e organizações do trabalho relacionado a suas funções e meio, assim como das leis referentes a tal e suas variações, bem como os problemas devido às falhas do sistema e possíveis resultados positivos e negativos causados pelas políticas de diferentes governos.
É muito interesante e, como não podia deixar de ser, complexo e denso.
Ainda assim, recomendo como leitura obrigatória a cursos de História e adjacentes e a qualquer um que se interesse pelo aprofundamento do estudo do Capitalismo vigente.