O ano é 1811 e o capitão do exército britânico Richard Sharpe se encontra perdido com sua tropa nas terras espanholas, quando em um determinado momento este avista um soldado solitário trajando um uniforme militar até então nunca visto por Sharpe e seus comandados, o homem vestido como um lobo cinzento, parecia ter saído de um pesadelo.
Logo após o "homem lobo" deixar o vilarejo, Sharpe e alguns de seus fuzileiros, inclusive seu grande amigo irlandês Harper, decidem ir até onde o inimigo estava, para uma varredura e é neste momento em que ele se depara com uma visão aterrorizante que jamais o abandonará por todo resto de sua vida, mesmo para Richard que nasceu de uma prostituta pobre numa sarjeta de Londres, que está nas fileiras do exército britânico a mais de uma década combatendo em várias frentes de batalha não havia se deparado com tamanha crueldade, nem mesmo nas câmaras de tortura do sultão Tipu, em Seringapatam. Neste momento Sharpe decide caçar este enimigo excedendo e muito as condutas de um oficial na guerra, cometendo um crime que pode ter colocado sua carreira em risco.
Sharpe enfrenta desafios complexos em meio ao caos que antecede a batalha, pela pequena, mas significativa vila de Fuentes de Onoro, precisa lidar com espiões infiltrados que estão disseminando informações falsas para desmotivar mais a já desmotivada divisão irlandesa que está a comando de Sharpe.
Se nós volumes anteriores a este que é o 12⁰ as batalhas em sua maioria foram de alguma forma favoráveis ao exército britânico e seus aliados, aqui o cenario foi bem diferente, pois o exército francês com a "nova" divisão de elite deixou seus inimigos em maus lençóis.
Como se não bastasse tantos infortúnios a tropa de Sharpe é atacada nas ruínas de um forte português ao qual ele devia defender, sofrendo uma das maiores derrotas de sua carreira, diante destes acontecimentos o alto comando militar culpa Richard por mais essa derrota.
Sendo assim Richard Sharpe sabe que a única forma de se redimir é onde ele mais se sobressai que é no meio da lama e do sangue, no campo de batalha, o que não será fácil devido ao número esmagador do Excercito francês.
O melhor livro até o momento.