Entrar
    Book cover
    Compartilhar
    Editar
    • Sinopse
    • Edições1
    • Vídeos0
    • Grupos0
    • Resenhas1
    • Leitores13
    • Similares0
    Skoob logo

    Saiba mais

    Quem somosTermos de usoFale conoscoCentral de ajudaPrivacidade

    Fique por dentro

    Livros em destaque

    Explore

    LivrosAutoresEditorasLeitoresCortesias

    Siga nas redes sociais

    Baixe o app

    Google PlayApp Store

    Auto da Compadecida -

    Ariano Suassuna

    Ediouro Publicações
    2005
    186 páginas
    6h 12m
    ISBN-13: 9788522006588
    Português Brasileiro
    4.7
    3 avaliações
    Leram13Lendo0Querem0Relendo0Abandonos0Resenhas1
    Favoritos2Desejados0Avaliaram3

    O 'Auto da Compadecida', de Ariano Suassuna, consegue o equilíbrio perfeito entre a tradição popular e a elaboração literária ao recriar para o teatro episódios registrados na tradição popular do cordel. Esta nova edição é revista pelo autor. O livro traz, ainda, o texto de apresentação de Bráulio Tavares e desenhos e pinturas de Romero de Andrade Lima.

    Edições (1)

    Ver mais
    • book cover
    Resenhas (1)Ver mais
    Lais de Alencar picture
    Lais de Alencar31/01/2025Resenhou um livro
    5 (Perfeito)

    Uma trama divertida e cheia de nuances

    Ainda melhor que assistir ao filme, quando lemos temos uma compreensão maior do ambiente e das personagens que participam do auto. Uma aventura de João Grilo e Chicó que não necessariamente possui um casal romântico, mas uma dupla de amigos que tem a aventura narrada em verso e tem muitas referências das literaturas de Cordel típicas do nordeste brasileiro.

    curtir

    Estatísticas

    Avaliações

    4.7 / 3
    • 5 estrelas67%
    • 4 estrelas33%
    • 3 estrelas0%
    • 2 estrelas0%
    • 1 estrelas0%
    Ariano Vilar Suassuna profile picture

    Ariano Vilar Suassuna

    Ariano nasceu na Cidade da Paraiba (hoje João Pessoa), capital da Paraíba (Parahyba em ortografia arcaica), filho de Rita de Cássia Vilar e João Urbano Pessoa de Vasconcellos Suassuna (1886-1930) que cumpria o mandato de presidente do Estado (atualmente equivale ao cargo de governador). Este dia era dia de Corpus Christi, o que acabou por ocasionar a parada de uma procissão que parecia ocorrer devido ao dia de seu nascimento na frente do palácio do governo do Estado. Ariano viveu os primeiros anos de sua vida no Sítio Acauã, no sertão do estado da Paraíba. Aos três anos de idade (1930), Ariano passou por um dos momentos mais complicados de sua vida com o assassinato de seu pai no Rio de Janeiro, por motivos políticos, durante a Revolução de 1930, o que obrigou sua mãe a levar toda a família a morar na cidade de Taperoá, no Cariri Paraibano.

    111 Livros
    836 Seguidores
    Paraíba, Brasil

    Ariano Vilar Suassuna